“Percebes” vence a Monstra

31/03/2025
Icon artigo
A curta-metragem “Percebes”, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, foi a mais premiada a nível nacional, vencendo o Grande Prémio Vasco Granja do Festival de Animação de Lisboa – Monstra e o prémio do publico como a melhor curta de animação.
O documentário de animação "Percebes” foi duplamente premiado na  25.º edição da Monstra que terminou a 30 de março. "Percebes” recebeu o Grande Prémio Vasco Granja – SPA mas também foi escolhido pelo publico como a melhor curta de animação.

"Percebes” esteve este ano entre os finalistas no processo de nomeação para os candidatos ao Óscar 2025 da curta-metragem de animação e antes já tinha sido distinguido em festivais e vencido galardões nacionais e interacionais, como o de melhor produção nacional atribuído pelo Vistacurta de Viseu ou prémios em Otawa, Bucareste ou Melgaço. Mas houve outras obras galardoadas na 25.º edição da Monstra: Na competição nacional, o prémio especial do júri foi para "Amanhã não dão chuva”, de Maria Trigo Teixeira, tendo sido atribuída uma menção honrosa a "The Hunt”, de Diogo Costa.

"Sanatório sob o Signo da Clepsidra”, dos irmãos Quay, venceu o Grande Prémio Longas - RTP. "Esta é a terceira longa-metragem de Stephen e Timothy Quay.
Nas curta-metragens de obras internacionais, o escolhido para o Grande Prémio Curtas - RTP foi "Homens Bonitos”, de Nicolas Keppens, um filme que explora temas como a solidariedade e a insegurança na idade adulta e que já tinha sido nomeado para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.

O Grande Prémio Curtíssimas - MAX foi atribuído a "Pratos Vazios” de Gerser Gelly, de Sasha Ramírez. Já na categoria de Melhor Curtíssima Portuguesa, o prémio foi para "Oh”, de Clara Trevisan, Juan Maria León, Nan-Tung Lin, Tata Managadze.

A pensar nos mais novos, o Grande Prémio Monstrinha foi atribuído a "O Rally do Rumble-Bumble”, de Annette Saugestad Helland, Johan Caos, já o prémio atribuído pelo público escolas foi para "TPC - Trabalho de Casa”, de Nacho Arjona, enquanto o Prémio Público Pais e Filhos foi para "Tabby McTat”, de Jac Hamman, Sarah Scrimgeour.

A lista completa dos vencedores pode ser consultada aqui.

Na cerimónia de encerramento houve uma homenagem surpresa por parte da equipa da MONSTRA ao seu diretor artístico e fundador, Fernando Galrito, num prémio pelos 25 anos de trabalho na divulgação do cinema de animação português pelo mundo.

O Festival Monstra regressa em 2026, entre 12 a 22 de março e país convidado será a Letónia.
 

Utilização de cookies: Ao continuar a sua navegação está a consentir a utilização de cookies que possibilitam a apresentação de serviços e ofertas adaptadas aos seus interesses. Mais informações