“Restos do Vento” elogiado em França

Fonte: Leopardo Filmes
08/02/2023
Icon artigo
O drama realizado por Tiago Guedes e produzido pela Leopardo Filmes estreou em França a 8 de fevereiro e as principais publicações de cinema do país avaliaram positivamente o filme

Depois do percurso pelo circuito dos festivais internacionais, que começou com a estreia no Festival de Cannes de 2022 e a antestreia com sala esgotada na Cinemateca Francesa, a 24 de janeiro, "Restos do Vento” chegou às salas de cinema em França, e a Positif, Télérama, Les Inrocks, Premiére e Transfuge, entre outras, deram nota positiva.

A Positif classifica o filme com quatro estrelas, dedicando-lhe sete páginas onde se inclui uma entrevista ao realizador, com a seguinte introdução: "(…) Guedes debruça-se, em , "Restos do Vento”, sobre a origem da violência e as suas sequelas, no ecossistema de uma pequena localidade. Esta exploração das ambiguidades do ser, da permanência dos rituais e do peso da repressão, levada a um alto grau de maestria, é tão impressionante que nos pareceu importante conhecer o seu argumentista e realizador (…)”.

A Télérama também atribui quatro estrelas a esta produção da Leopardo Filmes, que apelida de "um drama envolvente”, enquanto a Les Inrocks lhe chama "uma tragédia contemporânea habitada por forças pagãs” com "um tom mais mitológico, quase religioso”. Já a Transfuge, num artigo assinado por Serge Kaganski chama-lhe um "belo filme, sombrio mas lúcido”, justificando desta maneira a classificação: "A encenação é clássica mas intensa, febril [...] servida na perfeição por um elenco impecável”.

A revista Premíére escreve: "Tiago Guedes reflete sobre o ciclo inexorável da violência numa fábula (…) protagonizada por atores brilhantes, entre os quais Albano Jerónimo, notável como como 'idiota da aldeia' muito mais esperto que a média”. Já a Les Fiches du cinéma, atribuindo-lhe quatro estrelas, escreve "(…) Tiago Guedes eleva o seu filme, adaptado de uma história verídica, à categoria de parábola, luminosa até pela escuridão”.  O Les Echos escreve que "Tiago Guedes realiza um filme cativante e perturbador sobre a cultura da violência” enquanto no Le Journal du Dimanche lemos que se trata de uma obra que "acaba por ser extremamente precisa e de alta qualidade”.

O France Info chama-lhe "um estranho e original thriller português que denuncia tradições tóxicas” enquanto o Famille chrétienne vê "um anjo exterminador” na figura de Laureano, num filme em que salienta "a dura beleza da imagem”. No Le Canard Enchaîné lê-se: "O realizador Tiago Guedes convida-nos a uma reflexão poderosa e perturbadora sobre a monstruosidade que se esconde em cada um de nós (…) Encenação esparsa, atuações impressionantes, coescrita com Tiago Rodrigues, novo diretor do Festival d'Avignon, roça a perfeição”. O L’Obs exalta o realizador, que "examina a brutalidade de uma sociedade patriarcal e misógina” numa produção que é uma "fábula moral” com "força dramática, sublinhada pela encenação sombria”.

"Restos do Vento” está disponível em Portugal na HBO Max.

 

Utilização de cookies: Ao continuar a sua navegação está a consentir a utilização de cookies que possibilitam a apresentação de serviços e ofertas adaptadas aos seus interesses. Mais informações