PRÉMIOS ÁQUILA SEM GALA, MAS COM VENCEDORES
Estes prémios são uma iniciativa da Fénix Associação Cinematográfica e premeiam o melhor da produção nacional. Na categoria de Cinema os grandes vencedores dos Prémios Áquila 2016 foram CARTAS DA GUERRA, de Ivo M. Ferreira, com o galardão de Melhor filme e Melhor Argumento e CINZENTO E NEGRO, que conquistou os prémios de Melhor Realizador para Luís Filipe Rocha, e de Melhor Ator Principal para Filipe Duarte.
O prémio de Melhor Atriz Principal foi para Maria Rueff, pela sua participação no filme O AMOR É LINDO...PORQUE SIM!. O ator José Raposo foi premiado na categoria de Melhor Ator Secundário, pelo desempenho em LEÃO DA ESTRELA, e a atriz São José Lapa na categoria de Melhor Atriz Secundária , pela sua personagem em CANÇÃO DE LISBOA.
Já na categoria de Televisão, Diogo Infante venceu o prémio de Melhor Ator Principal, pelo seu papel em A IMPOSTORA, Isabel Abreu ganhou o de Melhor Atriz Principal, em RAINHA DAS FLORES, enquanto que Paula Lobo Antunes levou o galardão de Melhor Atriz Secundária e Tiago Felizardo, o de Melhor Ator Secundário, ambos pelo desempenho dos seus papéis em SANTA BÁRBARA.