Portugueses brilham no Festival de Cinema Internacional do Uruguai

Fonte: Com Lusa
17/04/2023
João Canijo venceu o prémio de melhor realizador e Nuno Beato a Competição Internacional de Cinema Infantil com “Os demónios do meu avô”. “Ice Merchants”, de João Gonzalez recebeu um Prémio do Público e Laura Gonçalves uma menção especial.
João Canijo foi considerado o melhor realizador no Festival de Cinema Internacional do Uruguai, de acordo com a comunicação da Cinemateca Uruguaia, que organizou o evento.

"A composição obsessiva dos planos e o desenvolvimento de um conceito sonoro não menos minucioso, são as marcas de um realizador que tem uma ideia de cinema e uma forma de a concretizar plano a plano”, destacou o júri, na apreciação do filme "Mal Viver”. Sobre este filme, que ganhou o Urso de Prata no 73.º Festival de Cinema de Berlim, acrescentou ainda que "a força formal está ao serviço da exploração da psique de uma mulher numa crise radical que afeta todos os seus vínculos essenciais. Os mecanismos dramáticos transferem a experiência das personagens quase diretamente para o espetador, um efeito cansativo mas esteticamente admirável”.

"Mal Viver”, que tem estreia marcada nas salas portuguesas a 11 de maio, conta no elenco com Rita Blanco, Anabela Moreira, Madalena Almeida, Cleia Almeida, Vera Barreto, Filipa Areosa, Leonor Silveira, Lia Carvalho, Beatriz Batarda, Leonor Vasconcelos e Carolina Amaral, Nuno Lopes e Rafael Morais.

Na Competição Internacional de Cinema Infantil do Festival de Cinema Internacional do Uruguai o grande vencedor foi "Os demónios do meu avô”, de Nuno Beato, sobre o qual o júri realçou "o desenvolvimento de personagens e animação excecional”, bem como "a sensibilidade com que a história é abordada”. O prémio foi votado por um júri composto por elementos entre os 12 e os 15 anos.



O filme, feito em animação de volumes e que esteve nomeado para os prémios Goya, de Espanha, é protagonizado por Rosa, que regressa à aldeia do avô em busca das suas raízes e do passado familiar.

O Prémio do Público distinguiu outra obra portuguesa como Melhor Curta-Metragem na mesma competição, "Ice Merchants”, de João Gonzalez, que já foi nomeada para os Óscares e premiada nos Annie.

Finalmente, "O Homem do Lixo”, de Laura Gonçalves, mereceu uma menção especial na Competição Internacional de Curtas-Metragens.

O Festival terminou a 16 de abril, em Montevideu.