Portugal destaca-se na competição em Málaga
13/03/2025
Cinco filmes com produção portuguesa, entre longas e curtas-metragens, estão na seleção oficial do 28.º Festival de Cinema de Málaga, que começa amanhã em Espanha e decorre até 23 de março.
Na competição de longas-metragens de ficção, destaca-se a estreia mundial de "Una quinta portuguesa", da realizadora espanhola Avelina Prat, uma coprodução da O Som e a Fúria. O filme, rodado em localizações portuguesas como Ponte de Lima e Esposende, é protagonizado por Maria de Medeiros e Manolo Solo. A história segue Fernando, um professor de Geografia que, ao perder a esposa, assume a identidade de um jardineiro numa quinta portuguesa, onde conhece a proprietária interpretada por Maria de Medeiros.
Ainda na competição de longas-metragens de ficção, "Lo que queda de ti", primeiro filme da realizadora Gala Garcia, conta com a participação do ator Ruy de Carvalho e música do pianista Filipe Raposo. A coprodução luso-espanhola tem a Fado Filmes entre os seus produtores.
No segmento de documentários, "Sempre", de Luciana Fina, integra a competição de longas-metragens documentais. O filme, que revisita imagens e memórias da revolução do 25 de Abril, atravessa o salazarismo, o Processo Revolucionário em Curso e a descolonização, recorrendo aos arquivos da Cinemateca Portuguesa.
Na secção de documentários de curta-metragem, "Deus-e-meio", primeira obra de Margarida Assis, também faz parte da seleção. O filme, um ensaio visual passado nas ruas de Lisboa, já foi exibido nos festivais Curtas de Vila do Conde e Porto/Post/Doc. Juntamente com este, "A rosa nasce nas pedras", do realizador mexicano Sebastian Molina Ruiz, igualmente com coprodução portuguesa, concorre na mesma categoria.
Fora de competição, será exibido "Vírgenes", de Álvaro Dias Lorenzo, uma coprodução entre Espanha e Portugal. O filme de época acompanha a viagem de três amigos nos anos 1960 à Costa do Sol, no sul de Espanha.