Porto/Post/Doc com mais de 100 filmes
Para a abertura do Porto/Post/Doc foi escolhido "Hallelujah: Leonard Cohen, A Journey, A Song”, filme de Daniel Geller e Dayna Goldfine sobre a história da intemporal canção de Leonard Cohen. A obra integra ainda a competição Transmission, secção competitiva dedicada a documentários sobre música e movimentos culturais, onde se mostrarão, entre outros, "Na Sombra”, documentário sobre Véspera, o mais recente disco dos Clã e "Sonic Fantasy”, sobre a gravação de Thriller de Michael Jackson, entre outros.
Na competição internacional a organização destaca oito longas-metragens sobre questões políticas e sociais que marcam a atualidade.
A competição Cinema Falado, focada em obras produzidas em países lusófonos integrará, entre outros, a estreia do novo filme de Mariana Caló e Francisco Queimadela "Águas e Espelhos”, "As Maçãs Azuis”, de Ricardo Leite, "Viagem ao Sol” de Susana De Sousa Dias e Ansgar Schaefer, "Águas do Pastaza” de Inês T. Alves e "Mangrove School” de Filipa César e Sónia Vaz Borges.
O ciclo de conversas Fórum do Real será marcado pelo tema central do festival, Neurodiversidade, com quatro conversas que abordarão as questões específicas das representações da saúde mental no cinema e o trabalho criativo. Integrarão os painéis, entre outros, o maestro Martim Sousa Tavares, o realizador Jorge Jácome, o psiquiatra Adrian Gramary, o escritor Hugo Van der Ding, o fotógrafo Paulo Pimenta e o realizador Jorge Pelicano.
Uma das novidades deste ano é o LABCeuta, um laboratório de cinema que propõe desenvolver atividades complementares em volta da competição Cinema Novo, onde o mote é a reflexão em torno do cinema como meio de expressão artística e de exploração de realidades.
Toda a programação em www.portopostdoc.com.