Periferias leva 15 filmes a Marvão e Valencia de Alcântara
Fonte: Com Lusa
22/07/2024
A 12.ª edição do Festival Internacional de Cine(ma) de Marvão e Valencia de Alcántara vai exibir 15 filmes de vários países e géneros.
Para a sessão de abertura do Periferias, a 9 de agosto, foi escolhido o filme "Manga d’Terra”, de Basil da Cunha, estando prevista a presença do realizador nesta sessão que decorrerá no Castelo de Marvão. Após o filme, a cantora cabo-verdiana Eliana Rosa, que o protagoniza, dará um concerto.
Entre a programação do festival destacam-se algumas obras nacionais como "Quando a Terra Foge”, de Frederico Lobo, "Lindo”, de Margarida Gramaxo e "A Minha Casinha”, de António Sequeira.
Na programação internacional encontram-se títulos oriundos da Alemanha, Brasil, Espanha, Finlândia, Itália, Palestina, São Tomé e Príncipe e Tunísia. Entre outros, serão exibidos "Cerrar los Ojos”, de Víctor Erice, "Retrato Fantasma”, de Kleber Mendonça Filho, "Robot Dreams Amigos Improváveis”, de Pablo Berger, "La Estrella Azul”, de Javier Macipe, "Quatro Filhas”, de Kaouther Ben Hania, "Elis&Tom, Só tinha de ser com você”, de Roberto de Oliveira, e "Anselm”, de Wim Wenders.
Além de Marvão, as atividades realizam-se em Santo António das Areias, Beirã, Portagem, Galegos e na cidade romana de Ammaia, neste concelho, em Castelo de Vide e nas povoações espanholas de Valencia de Alcántara, La Fontañera, Santiago de Alcântara e Malpartida de Cáceres.
O programa abarca ainda concertos com o Trio de Roseta e com o Duo Blue Bossa, uma sessão de cinema para crianças, a oficina "Uma História Desenhada. O Cinema Somos Nós”, a exposição "Terra (da) Mãe”, de Jaime Rodrigues, visitas guiadas e uma caminhada.
O festival termina a 17 de agosto.
Programa completo no site do evento.