Participação portuguesa no FIDMARSEILLE
Entre os mais de 120 filmes, 49 estreias mundiais que serão apresentados neste evento estarão algumas obras portuguesas a participar nas 5 secções competitivas.
Na seleção oficial estão as curtas-metragens "Paz”, de Marta Ramos e José Oliveira (Autres joyaux) e no programa complementar, Les Sentiers Expanded, em estreia internacional, "O banho”, de Maria Inês Gonçalves, e "Oso”, de Bruno Lourenço.
Na competição internacional estará o documentário "Quarries”, de Ellie Ga, coproduzido entre Portugal, França e Suécia onde as pedras e a calçada portuguesa são protagonistas.
Na competição francesa assiste-se à estreia mundial de "Enjoy the weather: The film”, da portuguesa Teresa Silva. Uma curta-metragem, inspirada no ensaio poético e filosófico "A vida das plantas”, de Emanuele Coccia.
Em destaque está também uma retrospetiva do trabalho do realizador espanhol Albert Serra, incluindo o filme "Pacifiction – Tourment sur les îles”, uma coprodução minoritária portuguesa com a Rosa Filmes, que esteve na competição oficial, no Festival de Cannes.
No FIDLAB, secção paralela de apoio a projetos a desenvolvimento, está um projeto de longa metragem documental assinado por Maureen Fazendeiro, "As Estações", "que viaja no ritmo das estações através da história real e fictícia de uma região em Portugal, o Alentejo, e dos povos que lá viveram. ", refere a sinopse divulgada pelo evento. A produção é da O Som e a Fúria e a francesa Norte Productions.
No âmbito da Temporada Cruzada Portugal-França, foram convidadas 3 produtoras portuguesas, que vão apresentar os seus projetos e participar nas atividades do FidLab, uma plataforma de suporte para coprodução internacional:
- A C.R.I.M, representada por Isabel Machado e Christine Reeh-Peters;
- Primeira Idade, representada por Pedro Fernandes Duarte;
- Uma pedra no sapato, representada por Patrícia Faria.
o FIDMarseille é reconhecido como fonte de novos cinemas, tanto produções documentais quanto filmes de ficção.