Notícias
Curtas portuguesas em Clermont-Ferrand
Há três obras com assinatura portuguesa na competição internacional de um dos mais prestigiados festivais de curtas-metragens do mundo, que decorrerá de 2 a 10 de fevereiro, em França.
Filmes portugueses em Berlim
Há seis obras com assinatura portuguesa que serão exibidas no festival alemão, que decorrerá de 15 a 25 de fevereiro. Há duas longas-metragens da Ar de Filmes e Rosa Filmes em competição.
Coprodução portuguesa nomeada para Prémios César
“Interdito a Cães e Italianos”, de Alain Ughetto, com coprodução da portuguesa Ocidental Filmes, está nomeado para os prémios atribuídos pela Académie des César, na categoria de Melhor Filme de Animação.
Cinema português em festival sueco
Oito produções com assinatura portuguesa vão marcar presença no Festival de Cinema de Gotemburgo, que começa a 26 de janeiro, na Suécia.
IndieJúnior 2024 dedicado à Liberdade
A Liberdade é o tema central da 8.ª edição do festival de cinema IndieJúnior, que decorre entre 22 e 28 de janeiro, no Porto. “O Casaco Rosa”, de Mónica Santos, e “A Noite Saiu à Rua”, de Abi Feijó, são duas das curtas que integram esta programação que se associa às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
Fantasporto com 95 filmes de 30 países diferentes
Em 2024, o festival de cinema fantástico, no Batalha Centro de Cinema, no Porto, contará com 30 longas-metragens e 16 curtas na competição principal. A guerra, as ditaduras e suas consequências, o tráfico de migrantes, a desumanização da sociedade, o direito à diferença, e as mudanças climáticas são alguns dos temas abordados nesta 44ª edição.
Portugal pode voltar à corrida aos Óscares
O filme “Um Caroço de Abacate”, de Ary Zara, é candidato às nomeações para os Óscares 2024, na categoria de Melhor Curta-Metragem, segundo a lista divulgada hoje pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Cinema português em Roterdão
A 53.ª edição do IFFR - Festival Internacional de Cinema de Roterdão, que decorre de 25 de janeiro a 04 de fevereiro, conta com alguns filmes portugueses e coproduções em cartaz. Os filmes “O pior homem de Londres”, de Rodrigo Areias, e “Mário”, de Billy Woodberry, vão ter estreia mundial no evento dos Países Baixos.