Foi hoje publicado, em Diário da República, o Regulamento n.º 584/2019, relativo às Despesas Elegíveis para Atividades de Prospeção e Promoção apoiadas pelo Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, no âmbito do Incentivo à Produção e Captação de Filmagens.
Joana Domingues (Caracol Protagonista), Vasco Esteves (Fado Filmes) e Pedro Fernandes Duarte (Primeira Idade) são os três produtores portugueses selecionados pela organização do Festival de Locarno para participarem na edição de 2019 do Match me! 2019, secção do Festival enquadrada no Locarno Pro.
TECHNOBOSS, de João Nicolau, e VITALINA VARELA, de Pedro Costa, estão selecionados para a Competição Internacional do Festival de Cinema de Locarno, concorrendo pelo Leopardo de Ouro. Também em competição, na seleção internacional da secção Pardi di Domani, está VULCÃO, O QUE SONHA UM LAGO?, de Diana Vidrascu. PRAZER CAMARADAS, de José Filipe Costa integra a seleção não competitiva do Festival (Fuori concorso).
RAPOSA, de Leonor Noivo, e DANSES MACABRES, SQUELETTES, ET AUTRES FANTAISIES, realizado por Rita Azevedo Gomes, Pierre Léon e Jean-Louis Schefer, receberam várias Menções Especiais nas competições Internacional e Nacional do FID Marseille – Festival Internacional de Cinema de Marselha, França.
O produtor e realizador de cinema de animação é um dos 842 convidados deste ano para se juntarem à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
O Prémio, atribuído pelo Conselho Mundial de Cultura - World Cultural Council (WCC), vem reconhecer a dedicação do produtor português com novas visões de expressões cinematográficas e o seu compromisso em cultivar uma intensa comunicação e atividade entre as diferentes áreas da Cultura, como a Literatura, as Belas-artes e a Música.
Estão a decorrer, até 30 de agosto, as Candidaturas Anuais ao Plano Nacional de Cinema (2019-2020).
A plataforma de submissão de candidaturas e de entrega de documentos já se encontra em funcionamento.