O Instituto do Cinema e do Audiovisual, I. P. informa que a primeira fase de candidaturas de 2023 ao benefício de incentivo à produção cinematográfica e audiovisual abre a 5 de abril de 2023, a partir das 14:00 horas (hora de Portugal Continental). O montante máximo de incentivos a atribuir nesta fase é de 8.000.000,00€ (oito milhões de euros).
“Natureza Humana”, de Mónica Lima, “Ice Merchants”, de João Gonzalez e “Um caroço de abacate”, de Ary Zara foram premiados no Regard – Festival Internacional de Curta-Metragem de Saguenay.
“Fogo-Fátuo”, a longa-metragem de João Pedro Rodrigues que estreou na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, é um dos 5 finalistas ao LUX Prémio Europeu do Público para o Cinema, atribuído pelo Parlamento Europeu e pela European Film Academy.
“Nayola”, de José Miguel Ribeiro, “Ice Merchants”, de João Gonzalez, “Garrano”, de David Doutel e Vasco Sá, e “O homem do lixo”, de Laura Gonçalves, estão na competição de animação ibero-americana.
A Academia Portuguesa de Cinema anunciou domingo, 5 de março, em Albufeira, os vencedores da 9ª edição do Sophia Estudante, nas categorias de Animação, Documentário, Ficção, Experimental, Cartaz e Mestrado/Doutoramento
O atual ciclo de parcerias estabelecido no âmbito do Programa de Promoção e da Estratégia para a Igualdade de Género do Fundo do Conselho da Europa chega ao fim no final deste ano. Por isso, o Eurimages, lançou seis novos convites à apresentação de propostas a 1 de março.
“Nayola”, “Ice Merchants” e a coprodução portuguesa “Interdito a cães e italianos” foram premiados no Festival Internacional de Cinema de Animação - Anima, em Bruxelas
João Canijo venceu o Urso de Prata Prémio do Júri no Festival de Berlim com "Mal Viver", uma das duas longas com que o cineasta se apresentou em Berlim, ambas em secções competitivas.