Notícias

Vencedores dos Prémios Sophia 2022

20/06/2022

“O Último Banho”, de David Bonneville, venceu a categoria de Melhor Filme na 11ª edição dos prémios Sophia e outras três, das treze para que estava nomeado. “A Metamorfose dos Pássaros”, de Catarina Vasconcelos, foi a obra que conquistou mais galardões.

Primeiro Fórum de Coprodução do Mediterrâneo na Mostra de Valência

14/06/2022

A Mostra de Valência está a lançar o seu primeiro Fórum de Coprodução do Mediterrâneo, destinado a financiar projetos de cineastas de países da bacia mediterrânica.

Sete animações portuguesas no Festival de Annecy

14/06/2022

Há três longas-metragens e quatro curtas em competição no festival de animação, que arrancou esta semana em França.

Concurso Lusófona: “20 ANOS SÃO MUITOS FILMES …PRÉMIO LSF”

06/06/2022

Este ano assinalam-se os 20 anos da licenciatura em Cinema na Universidade Lusófona. Destas duas décadas resultaram muitos profissionais, filmes e iniciativas que contribuíram para o desenvolvimento do setor cinematográfico em Portugal. No aniversário, o presente vai para os cineastas.

CONVOCATÓRIA: MATCH ME! 2022

Encontram-se abertas as inscrições para edição deste ano no Match Me! do Festival de Locarno

01/06/2022

40 projetos nacionais na 7ª EDIÇÃO DOS ENCONTROS DO CINEMA PORTUGUÊS

30/05/2022

O futuro do cinema nacional é o tema do debate da 7ª edição dos Encontros do Cinema Português, que se realiza a 2 de junho, nos Cinemas NOS Alvaláxia, e que conta com a participação do Presidente do ICA, Luís Chaby Vaz.

ICE MERCHANTS ganha prémio Leitz Cine Discovery no Festival de Cannes

26/05/2022

"Ice Merchants", animação de João Gonzalez, venceu o Prémio Descoberta Leitz Cine atribuído à melhor curta-metragem em competição da Semana da Crítica, no Festival de Cannes. Sobre este filme, o júri escreveu que tem “tudo o que se espera de um curta-metragem."

FUNDO DE APOIO À PRODUÇÃO 'NEW DAWN' TEM COMO OBJETIVO APOIAR UMA MAIOR DIVERSIDADE NA INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA

Iniciativa conjunta de 9 fundos públicos europeus

22/05/2022

Hoje, no Festival de Cannes, 9 institutos de cinema e fundos europeus lançam oficialmente o fundo ‘New Dawn’, com o objetivo de fomentar uma maior diversidade da indústria cinematográfica internacional.