A 19.ª edição do FEST – Festival Novos Realizadores Novo Cinema conta com 244 filmes de 59 países e, desses, 183 estarão em competição. Na seleção do Grande Prémio Nacional deste ano serão exibidos 23 filmes no total, e entre os escolhidos estão alguns regressos, como Guilherme Daniel, Rúben Sevivas e Henrique Brazão e várias primeiras obras.
O festival de cinema de animação de Annecy, em França, conta com várias produções portuguesas em competição, entre as quais “Catisfaction”, de André Almeida, e “Sr. Passageiro”, de Zepe.
O Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa vai decorrer em Lisboa e Almada entre 29 de junho a 7 de julho e na programação inclui quase 40 filmes de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Timor-Leste.
Os responsáveis do IBERMEDIA NEXT, a nova linha de apoios do programa Ibermedia que pretende impulsionar a animação Iberoamericana, vão marcar presença no Festival de Cinema de Animação de Annecy, que começa dia 11 de junho, em França.
O ICA e o European Audiovisual Observatory convidam todos os interessados a participarem na conferência “New trends and risks in the European cinema sector? A small/medium markets perspective “, que terá lugar na Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, a 6 de junho de 2023, das 14.30 às 17.30, e tem entrada gratuita.
O filme da dupla João Salaviza e Renée Nader Messora foi distinguido na secção competitiva Un Certain Regard, do Festival de Cinema de Cannes, com o prémio Ensemble Prize.
“Alma Viva”, de Cristèle Alves Meira, foi o filme mais premiado da 12ª edição dos Prémios Sophia, que decorreu a 21 de maio no Casino do Estoril. “Restos do Vento”, de Tiago Guedes e “Um Filme Em Forma De Assim”, de João Botelho, arrecadaram três prémios cada.
A 76ª edição do Marché du Film começa hoje com várias produções e coproduções com assinatura portuguesa nas secções competitivas e programas paralelos do festival francês, que decorre até 27 de maio.