Notícias
"Grand Tour" é o candidato de Portugal aos Óscares
Realizado por Miguel Gomes, "Grand Tour" é o filme português que a Academia Portuguesa de Cinema indica como candidato a uma nomeação aos Óscares 2025, na categoria de Melhor Filme Internacional.
7 dias com muito terror e filmes censurados
A 18.ª edição do MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa começa amanhã e promete assombrar o cinema São Jorge com estreias exclusivas, muitas curtas portuguesas, filmes proibidos pelo Estado Novo, talks entre outras atividades.
Coprodução com a Fado Filmes vence em Veneza
“Manas”, de Marianna Brennand, uma coprodução luso-brasileira com a Fado Filmes foi o grande vencedora do programa paralelo Giornate degli Autori do Festival de Cinema de Veneza.
Laura Carreira e Denise Fernandes em competição no Festival de Londres
Os filmes “On Falling”, de Laura Carreira, e “Hanami”, de Denise Fernandes, foram selecionados para a competição de estreias na realização de longas-metragens do Festival de Cinema de Londres 2024.
“Futuro é Feminino” é o mote da próxima edição do GUIÕES
O Festival do Roteiro de Língua Portuguesa já divulgou o programa da sua 10ª edição, que irá decorrer de 11 a 15 setembro, em Lisboa, e volta a apostar nas sessões de pitch, apresentação de projetos à indústria, formações e debates.
Cinanima 2024 com mais de uma centena de filmes a concurso
A 48.ª edição do Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho terá 113 filmes em competição, entre os quais, quatro portugueses elegíveis para o Óscar da Academia norte-americana.
5 candidatos a Melhor Filme Internacional
A Academia Portuguesa de Cinema divulgou a 12 de agosto os cinco filmes selecionados para a votação do candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Internacional na 97ª edição dos Óscares, que decorrerá a 3 de março de 2025, em Hollywood, Los Angeles.
Denise Fernandes distinguida no Festival de Cinema de Locarno
A realizadora conquistou o prémio revelação na 77.ª edição do Festival Suíço com “Hanami”, a sua primeira longa-metragem, inteiramente rodada na Ilha do Fogo, em Cabo Verde, e que contou com os apoios financeiros portugueses do ICA e RTP.