A Inteligência artificial é um dos temas em destaque nos Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia cujas competições arrancam a 26 de julho, em Avanca.
Este projeto português - uma sala de cinema para crianças que se e desmonta em qualquer lugar - foi distinguido pela sua capacidade de transpor “barreiras de acesso à participação cultural, em particular o isolamento geográfico e a falta de equipamentos culturais em determinadas regiões”.
Sete obras – 3 curtas e 5 longas-metragens - com assinatura portuguesa vão estar competição da próxima edição do Festival de Cinema de Locarno, que decorre de 2 a 12 de agosto. Numa conferência de imprensa transmitida online, o festival suíço anunciou a seleção de obras que vão estar em competição na sua 76ª edição.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou hoje o nome dos novos 398 membros convidados que vão integrar a organização. Quatro deles são portugueses.
A Academia Portuguesa de Cinema divulgou hoje o comité responsável pela pré-seleção do filme candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Internacional nos Óscares 2024.
Há três filmes com assinatura portuguesa nomeados para os prémios da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.
Mais de 40 obras integram a seleção das Competições Internacional e Nacional da 31ª edição do Curtas de Vila do Conde, que vai decorrer entre 8 e 16 de julho. Da seleção portuguesa, destacam-se, entre outras, obras de António Pinhão Botelho, Inês Teixeira, Mónica Lima, Diogo Baldaia, David Ferreira, Nuno Amorim, Pedro Bastos, Pedro Neves e Tomás Baltazar.
No último dia da edição deste ano, foi anunciado que Portugal será o convidado de honra da próxima edição do festival de cinema de animação de Annecy.