Notícias
Presença portuguesa no Festival Internacional de Cinema de Roterdão
Nove filmes com assinatura portuguesa vão entrar nas competições ou ser exibidos nas secções paralelas do festival holandês. Em estreia mundial estão obras de Edgar Pêra, André Gil Mata e Mónica Lima, Diogo Baldaia e Cyrielle Raingou.
FESTin arranca a 9 de dezembro em Lisboa
A 13ª edição do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa vai contar com 40 filmes provenientes de Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe e Angola. Não faltará também a tradicional Mostra de Cinema Brasileiro e as sessões para crianças.
Paulo Branco vence Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura
O produtor português foi distinguido com o Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura 2022, pelo "perfil independente no cinema autoral, na produção e coprodução, abrindo ao longo da sua carreira, novos percursos e olhares, construindo pontes entre a península ibérica e o resto do mundo", de acordo com a comunicação do Ministério da Cultura.
Falecimento de António da Cunha Telles
Faleceu ontem o produtor e realizador António da Cunha Telles, aos 87 anos. Um nome incontornável do cinema português até ao fim da sua vida.
Cinco filmes portugueses na Netflix
As longas-metragens criadas por cineastas portuguesas - “A Metamorfose dos Pássaros”, “Desterro”, “Mar”, “Simon Chama” e “Soa” - chegam a 5 de novembro aos ecrãs da plataforma de streaming.
Animações portuguesas premiadas na Coreia do Sul
"Nayola", de José Miguel Ribeiro, e "Interdito a Cães e Italianos", coprodução portuguesa de Alain Ughetto, foram premiadas no Festival Internacional de Cinema de Animação de Bucheon, que terminou na terça-feira, na Coreia do Sul.
Entrevista a Luís Chaby Vaz
Na edição de hoje, em entrevista a José Paiva Capucho, do Observador, Luís Chaby Vaz, presidente do Instituto do Cinema e Audiovisual falou de "melhorias a fazer" no setor, dos incentivos, do investimento estrangeiro na indústria audiovisual nacional, das obrigações de investimento, reconheceu as dificuldades das salas e admitiu que "gostaria de ter realizadores no júri dos concursos".
Porto/Post/Doc com mais de 100 filmes
A 9ª edição do festival, que decorre de 16 a 26 de novembro, propõe um olhar transversal sobre o cinema contemporâneo e as obras de cineastas que têm vindo a marcar a história do cinema.