Entre 21 e 31 de dezembro, a Cinemateca de Seul, Coreia, apresenta o Festival de Cinema Português 2017, com especial foco no trabalho de realização no feminino.
O Festival Internacional de Cinema de Roterdão, na Holanda, continua a divulgar a seleção de filmes que integram o programa de 2018. A FÁBRICA DE NADA, TEMPO COMUM e MILLA, todos com produção da portuguesa Terratreme, são os mais recentes filmes incluídos na programação.
FÁTIMA, de João Canijo, foi selecionado para participar no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, Holanda, que decorre entre 24 de janeiro e 4 de fevereiro de 2018.
A Cinemateca Francesa incluiu no arranque da sua programação de 2018 uma retrospetiva integral do trabalho do cineasta português Paulo Rocha, a decorrer entre 10 de janeiro e 1 de fevereiro.
O Festival du court métrage de Clermont-Ferrand, considerado um dos mais importantes festivais europeus de curtas-metragens, selecionou três obras portuguesas para integrar duas das suas três secções competitivas. O Festival decorre de 2 a 10 de fevereiro de 2018.
Já foram entregues os Prémios Sophia Estudante, iniciativa da Academia Portuguesa de Cinema, que distingue os melhores trabalhos de alunos de estabelecimentos de ensino superior e técnico em Portugal, nas categorias de Ficção, Animação, Experimental e Documentário. A cerimónia de entrega dos Prémios aconteceu no dia 7 de dezembro, no Centro Cultural de Belém.
Nos dias 6 e 7 de abril de 2018 tem lugar, em Santa Cruz de Tenerife, Espanha, a primeira edição dos Prémios Quirino da Animação Ibero-americana. Até 14 de dezembro ainda é possível submeter trabalhos, em diversas categorias.
A 5.ª Semana do Cinema Português em Buenos Aires, Argentina, decorre entre 6 e 10 de dezembro e conta com a presença de diversos convidados portugueses.