A 9ª edição do festival, que decorre de 16 a 26 de novembro, propõe um olhar transversal sobre o cinema contemporâneo e as obras de cineastas que têm vindo a marcar a história do cinema.
O festival, que decorre de 5 a 19 de novembro, em Coimbra, vai exibir vários filmes premiados com assinatura portuguesa como “Alma Viva”, “Mato Seco em Chamas” ou “Ice Merchants”.
O argumentista português foi selecionado entre mais de uma centena de candidatos europeus para integrar o novo programa de criação de séries, que conta com 12 participantes de vários países.
Até ao final do ano, estão abertas as inscrições para a 1ª edição do Prémio Curtas que será uma premiação anual e nacional para distinguir o cinema português no formato curto (até 30 minutos), independentemente do seu género.
"Paloma", "Mato Seco em Chamas" e "Fogo-Fátuo", com produção portuguesa, somaram vários prémios no Festival de Cinema do Rio de Janeiro, que terminou a 16 de outubro.
David Cronenberg, Jerzy Skolimowski e John Malkovich são alguns dos cineastas que vão marcar presença na 16ª edição do LEFEST. O evento tem várias retrospetivas programadas, assim como workshops e programas especiais.
Até 3 de novembro, estão abertas as inscrições para a 11ª edição do Young Audience Award, um evento de cinema onde jovens, dos 12 aos 14 anos, de vários países europeus, têm a oportunidade de ser jurados da European Film Academy.
Os vencedores dos festivais de Avanca, Doclisboa, Fantasporto, Indielisboa e Leffest vão passar pelo ecrã de “O Cinema” entre 20 e 23 de outubro. Cinco filmes integram uma competição de longas-metragens que mistura ficção e documentário.