Notícias

Presença portuguesa no Festival Internacional de Cinema de Berlim

17/01/2022

Esta semana foram reveladas mais 3 obras portuguesas que vão integrar a secção Fórum do Festival de Cinema de Berlim: "Mato Seco em Chamas" realizado por Joana Pimenta e pelo brasileiro Adirley Queirós, "O Trio em Mi Bemol", de Rita Azevedo Gomes, e o documentário "Terra que Marca", de Raul Domingues.

João Nunes Monteiro escolhido para os European Shooting Stars

14/01/2022

O ator português João Nunes Monteiro é um dos selecionados para integrar os European Shooting Stars 2022, uma iniciativa da European Film Promotion, que distingue 10 talentos em ascensão, com potencial para terem uma carreira internacional. Este grupo será apresentado à imprensa internacional, à indústria e ao público, de 11 a 14 de fevereiro, durante o Festival Internacional de Cinema de Berlim. Esta experiência, culminará com a atribuição de um prémio a cada um dos intérpretes.

Writers Lab Europe: Candidaturas em curso até final de janeiro

12/01/2022

Até 31 de janeiro, estão abertas as candidaturas ao programa de mentoria para desenvolvimento de guiões, Writers Lab Europe, destinado a mulheres escritoras com mais de 40 anos. No total, serão selecionadas 15 argumentistas europeias.

Fundo CNC-ICA de Apoio à Coprodução de Obras Cinematográficas Luso-Francesas 2021

10/01/2022

De acordo com a Convenção n.º 3 relativa à renovação do Fundo bilateral de apoio à coprodução de obras cinematográficas luso-francesas, assinada em 23 de fevereiro de 2020, entre o ICA e o CNC, e com base no parecer da Comissão de Apoio à Coprodução Luso-Francesa reunida por videoconferência, em 06 de outubro de 2021, irão apoiados financeiramente os projetos constantes do quadro seguinte.
A Comissão foi composta pelos seguintes membros: Manuel Damásio, Paulo Morais Alexandre, Jean-Laurent Csinidis, Nicholas Kaiser e Birgit Kemmer.

CALL FOR ENTRIES MONSTRA 2022: Última chamada para realizadores de animação portugueses!

07/01/2022

Até às 23:59 do próximo domingo, 9 de janeiro, estão abertas as candidaturas de curta-metragens para a Competição Portuguesa da 21.ª edição da MONSTRA | Festival de Animação de Lisboa, que decorrerá de 16 a 27 de março. São aceites obras de qualquer género, técnica e tema desde que as sequências animadas correspondam a uma duração superior a 60% da totalidade do filme.

A CRIANÇA, produzido pela Leopardo Filmes, está na Competição do Festival de Roterdão

07/01/2022

“A Criança”, a primeira longa-metragem de Marguerite de Hillerin e Félix Dutilloy-Liégeois, produzida por Paulo Branco e Juan Branco, em coprodução com a Alfama Films e a RTP, vai integrar a Seleção Oficial da Competição do IFFR – International Film Festival Rotterdam, que decorre de 26 de janeiro a 6 de fevereiro 2022.

Joana Domingues no Board da European Film Academy

20/12/2021

A produtora portuguesa, que é uma das sócias fundadoras da Caracol Studios, foi eleita para a European Film Academy (EFA). Joana Domingues estará com o produtor espanhol Antonio Saura na representação de Portugal e Espanha.

Dia Aberto dedicado ao Plano de Recuperação e Resiliência - Componente Cultura

09/12/2021

A 15 de dezembro realiza-se o Dia Aberto dedicado ao Plano de Recuperação e Resiliência - Componente Cultura, no Palácio Nacional da Ajuda, entre as 10:00h e as 17h30. O evento terá vários painéis temáticos, cada um deles seguido de uma sessão de esclarecimentos.