“Os Papéis do Inglês” compete no Festival de Tóquio
25/09/2024
A longa-metragem de Sérgio Graciano, produzida por Paulo Branco vai ter estreia mundial na competição do festival japonês, que começa a 28 de outubro. Haverá mais duas produções com assinatura portuguesa em exibição.
O Tokyo International Film Festival acaba de anunciar que "Os Papéis do Inglês”, integra a sua seleção oficial. A longa-metragem de Sérgio Graciano baseia-se na trilogia "Os Filhos de Próspero", de Ruy Duarte de Carvalho, e tem argumento de José Eduardo Agualusa. De acordo com a sinopse, divulgada pela Leopardo Filmes, Ruy Duarte de Carvalho, poeta, romancista e cineasta, descobre que o seu pai havia deixado uns papéis no deserto do Namibe que o poderiam ajudar a desvendar um mistério ocorrido em 1923. Seguindo a sua busca pelos "papéis do inglês”, o filme transporta o espetador para uma jornada épica desde a viragem do século XIX ao final do século XX, através das magníficas paisagens do sul de Angola.
O elenco conta com João Pedro Vaz (protagonista), David Caracol, Miguel Borges, Joana Ribeiro, Carolina Amaral, Carlos Agualusa, Délcio Rodrigues, Sandra Gomes e Xavier António.
O filme será exibido em Tóquio nos dias 29 de outubro e 1 de novembro, na presença do produtor Paulo Branco, do realizador Sérgio Graciano e do ator João Pedro Vaz.
Esta produção da Leopardo Filmes, em associação com APM Produções, teve o apoio financeiro da RTP — Rádio e Televisão de Portugal, ICA — Instituto do Cinema e Audiovisual, Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema e ARTE France,
"Os Papéis do Inglês” estreia-se em Portugal a 24 de outubro, em cerca de 40 salas.
Ainda nesta 37ª edição do Festival de Cinema de Tóquio, na secção World Focus, que exibe filmes internacionais que já ganharam destaque noutros festivais ou que têm grande relevância artística e cultural, vão também ser exibidos "Fogo do Vento”, de Marta Mateus, e "Tardes de Soledad”, de Albert Serra, uma coprodução com a Rosa Filmes.
O festival decorre até 6 de novembro.