O “CINEMA PORTUGUÊS EM MOVIMENTO” FOI RECONHECIDO PELA COMISSÃO NACIONAL PARA OS DIREITOS HUMANOS
O Instituto de Cinema e Audiovisual foi reconhecido pela iniciativa O Cinema Português em Movimento, como uma das três boas práticas que se destacaram na área da Cultura, em 2016, segundo a Comissão Nacional para os Direitos Humanos.
A seleção destas práticas assenta em fundamentos como: boa leitura de estratégia de difusão, promoção social e crescimento de parceiros, e ainda, a preocupação afetiva, que foi possível demonstrar nas redes sociais.
Quanto à promoção do cinema nacional destaca-se a disponibilização de acesso, in situ, àqueles que poderiam ficar excluídos dos circuitos cinematográficos, apresentando obras nacionais que valorizam o património natural e arquitetónico.
O conjunto de parceiros, associações e autarquias que foram angariados, para apoiar estas atividades culturais, foi reconhecido. Este é um trabalho que tem sido desenvolvido desde o ano 2013. Um último destaque vai para a vertente afetiva, com o registo e recolha de depoimentos, que puderam ser transmitidos nas redes sociais.