Novo concurso para argumentistas
A Academia Portuguesa de Cinema, juntamente com a Netflix, anunciaram hoje o lançamento das candidaturas para a iniciativa PITCH ME!. As submissões de candidaturas decorrem até 7 de setembro e os resultados serão divulgados a 2 de outubro de 2023.
O foco deste programa é o apoio, tanto na escolha dos autores como na das narrativas, à diversidade e inclusão, privilegiando segmentos da população em risco de exclusão social, quer por questões de natureza étnica/cultural, sexual, funcional, de género, ou por contextos socioeconómicos desfavorecidos.
Os autores selecionados participam em duas residências, uma no início do programa e outra no final. Entre as duas residências, e ao longo de 4 meses, haverá um conjunto de sessões de mentoria com profissionais do setor e culminará num evento presencial com um pitch dos projetos desenvolvidos perante um um júri composto pelo poeta e dramaturgo André Tecedeiro, o realizador Ary Zara, a atriz, produtora e argumentista Ciomara Morais, a argumentista e editora Marta Lança e a jornalista e escritora Paula Cardoso.
Mais informações podem ser consultadas no site da Academia Portuguesa de Cinema, onde também podem ser feitas as inscrições.
Em abril de 2020, o ICA levou a cabo a primeira iniciativa deste género, com esta plataforma de streaming e deu origem à série "Rabo de Peixe”.