Nomeados aos prémios Sophia 2025
14/03/2025
A Academia Portuguesa de Cinema revelou hoje as obras candidatas aos prémios Sophia. O filme “Grand Tour”, de Miguel Gomes, é o mais nomeado numa edição em que o produtor Paulo Branco receberá um prémio de carreira.
O filme "Grand Tour”, de Miguel Gomes, é o mais destacado com 11 nomeações para os Sophia, em categorias como Melhor Filme, Realização, Argumento Original e Direção de Fotografia, além de Crista Alfaiate, Gonçalo Waddington e Cláudio Silva serem candidatos nas categorias de representação.
Miguel Gomes venceu o prémio de melhor realização em 2024 no Festival de Cannes (França), com um filme que concentra em si a história de uma grande viagem pelo Oriente – Vietname, Filipinas, Japão, entre outros países – e com duas personagens inspiradas num livro do escritor Somerset Maugham.
Gonçalo Waddington interpreta Edward, um funcionário público do império britânico que, em 1918, embarca numa viagem solitária pela Ásia, depois de ter fugido da noiva Molly, no dia em que ela chega para o casamento. Molly (a atriz Crista Alfaiate), persistente, segue o rasto do noivo em fuga através deste périplo asiático.
O filme foi o candidato de Portugal a uma nomeação para os Óscares (EUA) e para os Goya (Espanha) e também está a concurso para o Prémio Grande Otelo do Cinema Brasileiro.
Entre os filmes mais nomeados estão ainda "O pior homem de Londres”, de Rodrigo Areias, e "Revolução (sem) sangue”, de Rui Pedro Sousa, ambos referidos em dez categorias. Indicados para Melhor Realização estão João Salaviza e Renée Nader Messora ("A Flor do Buriti”), Miguel Gomes, Paulo Abreu ("Ubu”) e Rodrigo Areias ("O Pior Homem de Londres”).
Para o prémio de Melhor Filme são candidatos "A Flor do Buriti”, "Grand Tour”, "O Teu Rosto Será o Último”, de Luís Filipe Rocha, e "Revolução (sem) sangue”.
Na representação, na competição pelo Sophia de Melhor Atriz Principal encontram-se Anabela Moreira ("A Semente do Mal”), Crista Alfaiate, Rita Cabaço ("O Vento Assobiando nas Gruas”) e Sandra Faleiro ("Estamos no Ar”). Para Melhor Ator Principal competem Albano Jerónimo ("O Pior Homem de Londres”), Gonçalo Waddington, João Pedro Vaz ("Os Papéis do Inglês”) e Rafael Morais ("Um Café e um Par de Sapatos Novos”).
Na categoria de Melhor Série ou Telefilme estão presentes quatro produções estreadas na RTP: "Irreversível”, de e realizada por Bruno Gascon, "Matilha”, de Edgar Medina e realizada por João Maia, "O Americano”, de Bruno Vieira Amaral, Ana Pinhão Moura e Ivo M. Ferreira, que realizou, e "Sempre”, realizada por Manuel Pureza, que coescreveu com David Neto, Luís Filipe Borges e Luís Lobão.
Para o Sophia de Melhor Documentário em Longa-Metragem competem "Onde está o Pessoa?”, de Leonor Areal, "Por ti, Portugal, eu juro!”, de Sofia da Palma Rodrigues e Diogo Cardoso, "Verdade ou Consequência?”, de Sofia Marques e "Via Norte”, de Paulo Carneiro.
O Prémio Sophia Carreira deste ano será para Paulo Branco, 74 anos, possivelmente o mais internacional dos produtores portugueses de cinema, e que é "parte incontornável da história do cinema europeu das últimas décadas”, frisa a Academia Portuguesa de Cinema.
A lista completa de nomeados, em todas a categorias, que abrange curtas e longas-metragens, argumento original e adaptado, montagem, som ou guarda-roupa, e pode ser consultada no site da Academia Portuguesa de cinema.
A 14.ª edição dos Prémios Sophia está marcada para 27 de abril, no Casino Estoril, Cascais, com o tema Cinema é paixão.