MONSTRA regressa a Lisboa de 16 de março a 27 de março

25/02/2022
O maior festival de animação da capital conta com mais de 400 filmes de 46 países, um programa que presta homenagem à Bulgária e, pela primeira vez, obras do Egipto e do Paquistão na competição internacional.

O país convidado do 21.º Festival de Animação de Lisboa é a Bulgária, para comemorar os 75 anos do antigo departamento de animação o Instituto Nacional da Cinematografia Búlgara. Além de uma retrospetiva histórica, que dará a conhecer os grandes mestres búlgaros, destaca-se a exibição de filmes de alguns autores contemporâneos e a estreia mundial de "To Put It Mildly”, do realizador búlgaro Anri Koulev.

Na competição de longas-metragens constam 3 filmes distinguidos no Festival Annecy, em 2021: "Ma Famille Afegahn”, da realizadora checa Michaela Pavlátová, "La Traversée”, da francesa Florence Miailhe, e "Bob Cuspe", do brasileiro Cesar Cabral.

A competir pelo Prémio SPA|Vasco Granja há 10 curtas-metragens portuguesas produzidas em 2021. Entre elas, "O Teu Nome É", de Paulo Patrício, vencedora do Prémio Casa Comum na última edição do Queer Porto, "O Homem do Lixo”, de Laura Gonçalves, produzido pela Bando à Parte, e "Who Can Resist?”, de Pedro Serrazina. De acordo com a organização, "90% da programação nacional são estreias”. Também serão exibidos os primeiros 15 minutos de "Os Demónios do meu Avô”, de Nuno Beato, uma estreia limitada, uma vez que a obra não estará completamente finalizada à data.

A nível internacional, outro grande momento, especialmente para os fãs de Anime e animação japonesa, será a antestreia de "Belle", do japonês Mamoru Hosoda, que passou em 2021 no Festival de Cannes.

Também não vão faltar filmes de TerrorAnim (que conjugam o terror e fantasia), Triple X (animação erótica) e Animação Experimental. A programação inclui ainda exposições, masterclasses, sessões nas escolas, workshops, entre outras atividades.

Outra novidade é uma app de realidade aumentada, que vai permitir fazer pequenos filmes com o telemóvel usando os monstros da Monstra.

Mais informações em: https://monstrafestival.com/pt/