Mário Cunha integra o European Writers Club

21/10/2022
Icon artigo
O argumentista português foi selecionado entre mais de uma centena de candidatos europeus para integrar o novo programa de criação de séries, que conta com 12 participantes de vários países.
Lançado oficialmente em junho, o European Writers Club (EWC) foi criado por Thomas Gammeltoft com a intenção de estimular e facilitar a colaboração transfronteiriça entre criadores, escritores, emissoras e produtores de séries de televisão europeias. Terá a duração de oito meses e vai desenrolar-se em quatro países europeus, a primeira parte do programa - Boosting Ideas – terá lugar na Escola Nacional de Cinema da Dinamarca em Copenhaga, de 23 a 28 de outubro.

Entre os 12 participantes selecionados estão nomes como a espanhola Gema R. Neira ("Telefonistas”), a alemã Donna Sharpe ("Trom”), ou a dinamarquesa Julie Budtz Sørensen ("The Rain”).

Mário Cunha, que colabora atualmente com a Ukbar Filmes, como coordenador de argumento, e ensina Guionismo na World Academy, é autor ou coautor de três dezenas de projetos de ficção audiovisual produzidos em Portugal e transmitidos nas três grandes estações nacionais. Recentemente foi coautor da série "Glória” produzida pela Spi e RTP para a Netflix.

Mário Cunha venceu alguns prémios nacionais e internacionais: em 2010, foi coautor e coordenador de argumento da série "Cidade Despida”, vencedora do International Film and Tv Festival, em Moscovo, na categoria de Best Detective Television Series; em 2011 recebeu um Emmy na categoria de Melhor Telenovela, enquanto co-autor de "Laços de Sangue”; em 2016 adaptou para Portugal a série "Terapia”, a qual venceu o prémio Melhor Programa de Ficção da Sociedade Portuguesa de Autores no ano seguinte.

O European Writers Club é co-financiado pela Europa Criativa e apoiado pelos parceiros da indústria que incluem a Nordisk Film & TV Fond.
 

Utilização de cookies: Ao continuar a sua navegação está a consentir a utilização de cookies que possibilitam a apresentação de serviços e ofertas adaptadas aos seus interesses. Mais informações