João Viana apresenta retrospetiva em Paris

12/01/2021
No total são quatro curtas, duas longas e uma instalação inédita de sete projeções. As obras do cineasta português serão exibidas no Auditório e Studio 5 da Cité Internationale des Arts.

O cineasta português João Viana apresenta em Paris, no próximo dia 1 de fevereiro, a sua obra cinematográfica integral, numa retrospetiva comissariada pela Cité Internationale des Arts, onde o realizador está atualmente em residência artística.

Serão apresentadas as curtas-metragens "A Piscina” (2004), "Alfama” (2009), "Tabatô” (2013) e "Madness” (2018), bem como as longas-metragens "A Batalha de Tabatô” (2013) e "Our Madness” (2018).

A mostra acontece no Auditório e no Studio 5 da Cité des Arts e será apresentada por João Pinharanda, conselheiro cultural da Embaixada de Portugal em França, Sabine Lancelin, diretora de Imagem na La Fémis (Escola Superior de Imagem e Som), e Jean-Michel Frodon, jornalista e crítico de cinema francês.

Paralelamente, será apresentada uma instalação inédita do autor denominada "Si Noir Si Bleu”, composta por dois pianos e sete projeções simultâneas. A nova instalação aborda o tema da COVID-19 em África e teve o patrocínio da La Fémis, da delegação em Paris da Fundação Calouste Gulbenkian e da Embaixada de Portugal em França.