Joana Ribeiro é European Shooting Star 2020

09/01/2020
A atriz portuguesa integra a lista de dez jovens talentos europeus selecionados para o European Shooting Stars, um programa de promoção de talentos levado a cabo pela European Film Promotion (EFP), que decorre todos os anos durante a Berlinale – Festival Internacional de Cinema de Berlim.
O júri da 23.ª edição do European Shooting Star, descobriu em Joana Ribeiro "um fascinante universo de encantamento e paixão, raiva e carinho”, como se pode ver na sua prestação no filme LINHAS TORTAS (2018), de Rita Nunes.
"Os olhos são as janelas da alma e, por extensão, a própria alma´", escreve Shakespeare. Ao contrário do júri, Shakespeare não viu a atuação de Joana Ribeiro. Se tivesse visto, teria entrado pelas janelas dos seus olhos. Teria descoberto um fascinante universo de encantamento e paixão, raiva e carinho. Um universo que convida a explorar os seus enigmas e riqueza, numa verdadeira odisseia da alma. Seres como a Joana abrangem esse cosmos. Nós mortais chamamos-lhes ‘estrelas de cinema’”, pode ler-se no comunicado oficial da EFP.

Dos 28 candidatos ao European Shooting Star 2020, o júri selecionou ainda os jovens atores e atrizes Martina Apostolova, da Bulgária; Pääru Oja, da Estónia; Victoria Carmen Sonne, da Dinamarca; Zita Hanrot, da França; Levan Gelbakhiani, da Geórgia; Jonas Dassler, da Alemanha; Bilal Wahib, dos Países Baixos; Bartosz Bielenia, da Polónia; e Ella Rumpf, da Suíça.

Entre 21 e 24 de fevereiro, os talentos selecionados para a edição 2020 irão participar em diversas atividades, nomeadamente em reuniões one-to-one com mais de 80 profissionais da indústria cinematográfica e audiovisual, como diretores de casting, produtores e realizadores.

O European Shooting Stars conta com o apoio financeiro do Programa Media – Europa Criativa, e dos respetivos institutos nacionais de cinema. O Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) apoia a seleção dos atores portugueses para este programa.

De entre os vários atores portugueses que integraram anteriormente este Programa encontram-se nomes como Beatriz Batarda, Diogo Infante, Nuno Lopes, Afonso Pimentel, Victoria Guerra, entre outros.

O European Shooting Stars 2020 decorre entre 21 e 24 de fevereiro, no âmbito da 70.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim – Berlinale, que acontece entre 20 de fevereiro e 1 de março.