ICE MERCHANTS ganha prémio Leitz Cine Discovery no Festival de Cannes

26/05/2022
"Ice Merchants", animação de João Gonzalez, venceu o Prémio Descoberta Leitz Cine atribuído à melhor curta-metragem em competição da Semana da Crítica, no Festival de Cannes. Sobre este filme, o júri escreveu que tem “tudo o que se espera de um curta-metragem."

João Gonzalez assina a realização, direção de arte, composição e interpretação da banda sonora desta curta-metragem que foi selecionada e venceu o galardão que distingue as melhores curtas-metragens da Semana da Crítica. "Ice Merchants" é uma coprodução entre Bruno Caetano, da Cola Animation (PT), com Michael Proença, da Wild Stream (FR) e a Royal College of Art. Conta com a colaboração da polaca Ala Nunu.

São 14 minutos onde se conta a história de um homem e do seu filho que saltam todos os dias de para-quedas da sua casa, num precipício, para venderem gelo numa aldeia na planície. Sobre o realizador, o júri da Semana da Crítica disse, ao anunciar a distinção: "aqui está um cineasta que sabe como contar uma história (…) cria um curta-metragem que nos mantém no limite desde o primeiro momento”.
João Gonzalez é um jovem realizador, animador, ilustrador e músico com formação clássica em piano. Licenciou-se na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) e fez um mestrado na Royal College Art, Reino Unido.

"Ice Merchants" também vai estar em competição no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, no México, de 10 a 18 de junho.