ICA preside à European Film Promotion
20/05/2025
A European Film Promotion (EFP) anunciou hoje, no Festival de Cannes, a eleição de um novo Conselho Diretivo, o acolhimento de novos membros e nomeação de Vítor Pinheiro, do ICA, como Presidente.
A European Film Promotion (EFP) elegeu novos membros da Direção e dá as boas-vindas a dois novos membros: Lizette Gram Mygind, do Instituto do Cinema da Dinamarca, e Nerina Kocjančič, do Centro de Cinema da Eslovénia. Vítor Pinheiro, do Instituto do Cinema e do Audiovisual, que foi reeleito para a Direção, foi agora nomeado novo Presidente da EFP. Sucede a Markéta Santrochová, que ocupou o cargo durante seis anos.
Foram ainda reeleitos quatro membros da Direção em funções: Simone Baumann, da German Films, que se mantém como Vice-Presidente da EFP; Daniela Elstner, da Unifrance; Petter Mattsson, do Instituto do Cinema da Suécia; e Rastislav Steranka, do Instituto do Cinema da Eslováquia.
A Direção da EFP é composta por sete membros, cada um com um mandato de dois anos.
A EFP promove o cinema europeu nos principais festivais e mercados internacionais de cinema. Entre as suas iniciativas de maior destaque estão Producers on the Move (Cannes), European Shooting Stars (Berlim) e o programa Film Sales Support, destinado a empresas de vendas internacionais. A rede da EFP integra 38 institutos de promoção cinematográfica de 37 países europeus. A organização é apoiada pelo Programa Europa Criativa – MEDIA e pelos seus membros.