Ibermedia apoia novas tecnologias de animação digital

Fonte: Ibermedia
05/04/2023
O Programa IBERMEDIA, através do IBERMEDIA NEXT, vai apoiar projetos de animação inovadores. Hoje foram divulgadas as condições gerais desta nova linha de apoio, que se destina a produtores espanhóis, portugueses ou italianos que codesenvolvam projetos com empresas e/ou criadores da região ibero-americana. As candidaturas decorrem de 12 de maio a 21 de agosto de 2023.

Esta iniciativa única, financiada por fundos do NextGenerationEU, propõe apoios até 150 000 € e será acompanhada por um programa completo e personalizado de formação, consultoria, promoção e divulgação, avaliado em 95 000 € para peças de animação digital ou de imagen real que incluam uma elevada percentagem de animação.

O website do IBERMEDIA NEXT, que incluirá a plataforma de candidatura oficial, será lançado a 12 de maio, coincidindo com a sexta edição dos Prémios Quirino de Animação Ibero-americana em San Cristóbal de la Laguna (Tenerife). As candidaturas podem ser apresentadas a partir dessa data até 21 de agosto de 2023. As condições gerais completas para esta linha de apoio estão agora disponíveis no website do Ibermedia.

No futuro site do IBERMEDIA NEXT os criadores e produtores ibero-americanos poderão encontrar parceiros de outros estados-membros do Programa Ibermedia. Após a parceria, as equipas poderão solicitar apoios para a produção de protótipos, teasers, pilotos, filmes curtos, videoclips e outros formatos que possam ser utilizados para fins de demonstração.

O Ibermedia é um programa para estimular a coprodução e o codesenvolvimento de filmes e séries de ficção, documentários e animação realizados numa comunidade integrada por 23 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, Itália, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.