"Hanami" distinguido no Festival des 3 Continents
Fonte: O Som e a Fúria
26/11/2024
A primeira longa-metragem de Denise Fernandes venceu o prémio principal, o Montgolfière d'Or (Balão de Ouro). no festival francês, que decorreu em Nantes.
Na atribuição do prémio, no Festival des 3 Continents, o júri, composto por Olivier Babinet (realizador), Claire Diterzi (autora e compositora), Aymerick Pilarski (diretor de fotografia) e Cyrielle Raingou (realizadora), referiu: "o filme tocou-nos profundamente com a sua extrema sensibilidade, poesia comovente e incrível maturidade. Este ‘balão de ouro’ premeia um talento emergente incrível e esperamos que o prémio a leve a alturas ainda maiores, pois já estamos ansiosos para ver os seus próximos filmes”
A obra, que teve a sua estreia mundial no Festival de Locarno, na Suíça, onde venceu o Prémio de Melhor Realizador Emergente, o Prémio Boccalino de Melhor Argumento e obteve uma Menção Especial do Júri para Primeira Longa-Metragem, na secção Cineasti del Presente, já conta com 10 distinções internacionais.
"Hanami” centra-se na história de uma família que habita uma ilha vulcânica remota, de onde toda a gente quer sair menos uma criança, Nana, que aprende a ficar. A mãe, Nia, que sofre de uma doença misteriosa, partiu logo após o seu nascimento. Quando Nana começa a ter febres altas, é enviada para o sopé de um vulcão para tratamento. Lá, encontra um mundo suspenso entre sonhos e realidade. Anos depois, quando Nana é adolescente, Nia regressa.
Foi filmado inteiramente no Fogo, uma das 10 ilhas do arquipélago de Cabo Verde. O elenco é composto maioritariamente por não-atores, na sua primeira experiência em cinema. Daílma Mendes e Sanaya Andrade interpretam Nana criança e Nana adolescente. Participam no filme a atriz franco-cabo-verdiana Alice da Luz no papel de Nia e o ator japonês Yuta Nakano no papel de Kenjiro.
A realizadora Denise Fernandes (1990) nasceu em Lisboa de pais cabo-verdianos e cresceu na Suíça. A sua última curta-metragem, "Nha Mila" (2020), foi apresentada no Festival de Locarno na secção Pardi di Domani. "Nha Mila" foi finalista dos European Film Awards 2020 e exibida em mais de 40 festivais internacionais de cinema. Foi nomeada na categoria Melhor Curta-metragem nos Prémios Sophia 2021 e convidada pelo MoMA e pelo Lincoln Center de Nova Iorque para o festival New Directors/New Films.
Brevemente será exibido no: Rencontres Films Femmes Méditerranée, França, no S16 Film Festival, na Nigéria e no Red Sea International Film Festival, na Arábia Saudita. A estreia em Portugal acontecerá em 2025, pela distribuidora Desforra Apache.