Fundo Europeu de Solidariedade para os Filmes Ucranianos 2024

Fonte: EFAD
23/02/2024
Estão abertas duas calls destinadas a longas-metragens de ficção, documentário ou animação: uma para finalização, até 15 de março, e outra para o desenvolvimento, até 5 de abril.
O Fundo Europeu de Solidariedade para os Filmes Ucranianos (ESFUF) foi lançada inicialmente em fevereiro de 2023, com o objetivo prestar apoio financeiro aos cineastas ucranianos em contexto de guerra e fomentar as coproduções e executa-se através da colaboração e contribuições financeiras de ministérios europeus, fundos nacionais de cinema (como o ICA), a European Association of National Film Agencies e alguns dos seus membros. Durante este ano foram apoiados 29 projetos.

A parceria renovou-se esta semana no Festival de Berlim e onde foi comunicado a integração de mais quatro membros contribuintes: Bulgária, Hungria, Espanha e Letónia.

As duas calls agora abertas tem como propósito o apoio a longas-metragens de ficção, documentário e ficção realizadas por um cineasta ucraniano em coprodução com os países contribuintes do ESFUF (Portugal, Bélgica, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Estónia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Espanha e Reino Unido).

Mais informações em www.esfuf.eu