Finalistas dos prémios Quirino
19/03/2025
Há três filmes com assinatura portuguesa na lista de finalistas aos prémios ibero-americanos de cinema de animação, duas curtas-metragens e uma longa.
"A menina com os olhos ocupados”, de André Carrilho está indicado para três: Melhor Curta-Metragem de Animação Ibero-Americana, Melhor Desenvolvimento Visual e Melhor Desenho de Som e Música Original.
O filme, sem diálogos, é uma adaptação de um livro ilustrado de André Carrilho, publicado em 2020, e conta a história de uma menina que não tira os olhos de um telemóvel, alheando-se de toda a realidade que a rodeia, sobretudo de brincadeiras imaginárias e aventuras, de um passeio na rua, uma ida à praia ou um espetáculo de circo.
"Percebes”, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, premiado em 2024 no festival de Annecy, está nomeado na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação Ibero-Americana. Trata-se de um documentário sobre o ciclo de vida deste ser marinho, abordando também a vida de quem o apanha e comercializa, no Algarve, e o tema do turismo massificado.
Já a coprodução portuguesa com a Animanostra "Mataram o pianista”, de Fernando Trueba e Javier Mariscal, integra a lista de finalistas dos Prémios Quirino de Melhor Longa-Metragem de Animação.
O mote do filme é a vida trágica do pianista brasileiro Francisco Tenório Jr., considerado um dos nomes fundamentais da Bossa Nova, que desapareceu em Buenos Aires, em março de 1976, numa ocasião em que acompanhava Toquinho e Vinicius de Moraes num concerto. O documentário tem como pano de fundo a música brasileira, nos primeiros anos da Bossa Nova, mas também mostra a realidade dos regimes ditatoriais que marcaram a América Latina nos anos de 1960 e 1970.
Os vencedores serão conhecidos a 10 de maio em San Cristóbal de la Laguna, em Tenerife, Espanha.