Festival FEST revela filmes em competição

02/09/2021
A um mês do início do festival, que decorre de 4 e 11 de outubro, a organização divulgou os dez filmes que compõe a Competição Internacional do FEST - Novos Realizadores | Novo Cinema e, nesta 17ªedição, assegura o compromisso de continuar na descoberta de novos nomes da cinematografia mundial.
O filme escolhido para a abertura do festival é "The Divide”, uma obra de Catherine Corsini, vencedora do prémio Queer Palm em Cannes, e que aborda temas atuais como a turbulência causada pelos protestos dos Gilets Jeunes nas ruas de Paris e o estado decadente do sistema de saúde em França.
De acordo com a organização a seleção oficial do FEST 2021está marcada pela "singularidade do olhar de uma nova geração”. 
De entre as longas-metragens a competição, salienta-se "The Civillian”, um thriller que aborda o quase estado de guerra civil que se vive no México e o seu impacto na sociedade. Ganhou o Prémio Coragem Un Certain Regard, em Cannes. 
"Zero Fucks Given”, de Julie Lecoustre e Emmanuel Marre,  fala da precariedade e incerteza do futuro, e do impacto das tecnologias nas relações humanas.

 
Ainda no domínio da ficção, foi selecionado "Enforcement”, um thriller dinamarquês centrado na ação de 2 polícias e que traz à memória cenas como o assassinato de George Floyd e o racismo.
Relativamente aos documentários, destaca-se "Dear Future Children”, de Franz Böhm, que oferece "um olhar sobre a forma como os mais jovens se mobilizam, um pouco por todo o globo, contra o sismo eminente das mudanças climáticas, a luta pelos direitos humanos e a democracia”, de acordo com o comunicado da organização. 
A 17ª edição do FEST tem lugar nas cidades de Espinho, Porto e Lisboa. Mais detalhes sobre a programação do festival serão revelados nas próximas semanas. Mais informações em: https://site.fest.pt/

"Enforcement”

SELEÇÃO LINCE OURO 2021

A Way Home, Karima Saidi, 2020, Bélgica
Dear Future Children, Franz Böhm, 2021, Alemanha
Enforcement, Anders Ølholm, Frederik Louis Hviid, 2020, Dinamarca
Lamb, Valdimar Jóhannsson, 2021, Islândia, Suécia, Polónia
Last Knights of the Right Side, Michał Edelman, 2020, Polónia
Mighty Flash, Ainhoa Rodríguez, 2021, Espanha
Pebbles, P.S. Vinothraj, 2021, Índia
Poppy Field, Eugen Jebeleanu, 2021, Roménia
The Civilian, Teodora Mihai, Bélgica, Roménia, México


"The Civilian"