Festival de Documentário de Melgaço com 32 filmes

27/07/2023
Icon artigo
A nona edição do MDoc - Festival Internacional de Documentário de Melgaço, com o mote “Identidade, Memória, Fronteira”, terá mais de 30 filmes em competição, de 15 países diferentes.

O MDoc, que decorre de 31 de julho a 6 de agosto, vai ter a concurso 32 filmes, dos quais 22 são longas-metragens e 10 são curtas. Entre a dezena de obras portuguesas que compõem o programa estão "Margot”, de Catarina Alves Costa, "Trilogia dos Vales”, de Nuno Alves e Filipe Barreiro, "The Invisible Hands”, de Hugo Santos, "Territórios Ocupados”, de José Vieira, "As Maças Azuis”, de Ricardo Leite”, "Cesária Évora”, de Ana Sofia Fonseca, e "Astrakan 79”, de Catarina Mourão, "2720”, do luso-suíço Basil da Cunha, "Tanganhom”, de Vítor Covelo, e "Death of a Mountain”, de Nuno Escudeiro.

Da seleção de 22 longas-metragens do Festival Internacional de Documentário de Melgaço destaca-se "All That Beathes”, do indiano Shaunak Sen, nomeado aos Óscares deste ano e "The Visitors”, de Veronika Lisková, exibido no Festival de Locarno.

Existem alguns programas paralelos e de formação durante o festival, de entre os quais, sobressaem o curso de verão Fora de Campo, uma oficina de realização de cinema com telemóvel, uma aula de Maythem Ridha e uma exposição sobre o cinema alemão entre os anos 1910 e 1930.
Para quem não pode participar em todo o festival, o MDOC propõe, a 5 e 6 de agosto, o Salto a Melgaço, uma programação intensiva com projeção de filmes, diálogo com os realizadores, visita às exposições, ao Museu de Cinema Jean-Loup Passek e ao Espaço Memória e Fronteira.
O festival é organizado pela associação Ao Norte com a Câmara Municipal de Melgaço.

Programa https://mdocfestival.pt/arquivo/catalogos/Mdoc023.pdf?v=1.1

 

Utilização de cookies: Ao continuar a sua navegação está a consentir a utilização de cookies que possibilitam a apresentação de serviços e ofertas adaptadas aos seus interesses. Mais informações