Festa do Cinema Italiano começa em abril

08/03/2022
A 15.ª Festa do Cinema Italiano está de volta a 1 de abril e decorre em mais de 10 cidades portuguesas. O programa inclui uma homenagem a Pasolini.

O documentário "Ennio”, de Giuseppe Tornatore, sobre o compositor Ennio Morricone vai abrir a Festa do Cinema Italiano no Cinema São Jorge, em Lisboa, e no Porto, no Cinema Trindade.

Em Lisboa, o festival realiza-se de 1 a 10 de abril, no Cinema São Jorge, no UCI El Corte Inglés, na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e na Culturgest.

O centenário do nascimento de Pier Paolo Pasolini (1922-1975), é celebrado com uma homenagem ao autor e realizador, apresentando uma retrospetiva, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e são apresentadas várias produções onde Pasolini colaborou ou que foram inspiradas pela sua vida e obra.

Para o encerramento 10 de abril está programada a antestreia do filme "Il bambino nascosto”, de Roberto Andò. longa-metragem de Roberto Andò que retrata a história da amizade entre um professor de piano napolitano e um jovem membro da Camorra em fuga, uma adaptação de um romance do próprio realizador e que fechou o último Festival de Veneza.

O festival acontece em Lisboa, Porto, Cascais, Lagos, Coimbra, Viseu, Penafiel, Alverca, Aveiro, Caldas da Rainha e Almada.

Programação completa em: https://festadocinemaitaliano.com/