FEST com quase 250 filmes
Para a abertura do FEST foi escolhido o filme "Sons", de Gustav Möller, um thriller psicológico que acompanha uma agente penitenciária idealista que enfrenta um dilema moral quando um jovem do seu passado é transferido para a prisão onde trabalha. Foi um dos destaques no último Festival de Berlim.
Para encerrar a 20ª edição do FEST, a organização escolheu "Memories of a Burning Body", da costa-riquenha Antonella Sudassassi Furniss, um filme que venceu o prémio do Público da secção PANORAMA do Festival de Berlim deste ano. Este doc-ficção revela uma das filmografias mais em ascensão do momento e aborda temas como a repressão da mulher e a violência doméstica na sociedade latina.
Destaca-se também que a Competição Lince de Ouro de Ficção apresenta uma seleção de filmes que refletem a diversidade do cinema mundial, com destaque para a forte presença de realizadoras. A Competição Lince de Ouro de Documentário, por sua vez, apresenta 5 filmes que exploram temas como o amor, o luto, a diplomacia e o estado do mundo.
A secção de cinema Be Kind Rewind este ano é só com novos filmes de realizadores que passaram pelo FEST e de projetos que saíram do Pitching Forum do FEST. A Grande Competição Nacional, tem 22 filmes em competição e mostra o melhor que se faz no novo cinema em Portugal, com muitas obras contadas no feminino ou com mulheres como protagonistas principais das histórias. Entre os filmes escolhidos estão "Canto", de Guilherme Daniel, "Golden Shower" de Stella Carneiro, "Latitude Fénix", de Welket Bungué, "Cura", de Francisca Dores, "00:00 MEIA-NOITE”, de Ana Luís Quintão e Filipa Pereira Pinto ou "Unicorn Hunting", de Miguel Afonso.
Na secção de indústria são várias as masterclasses com grandes nomes da indústria cinematográfica, nomeadamente, A realizadora libanesa Nadine Labaki ("Capernaum”; "Where Do We Go Now”); o realizador Kenneth Lonergan ("Manchester by the Sea”); a atriz Melissa Leo (Óscar de Melhor Atriz Secundária em "The Fighter”); o coordenador de intimidade David Thackeray ("Heartstopper”; "Sex Education”); o designer de produção Andrew McAlpine (The Piano; The Beach); realizador Pete Travis ("Vantage Point”, "Endgame”) a diretora de casting portuguesa Jo Monteiro ("Gloria”), o editor Yorgos Lamprinos ("The Father", "Custody").
Mantendo as sessões de ‘pitching’, o programa do 20.º FEST aposta ainda no seu habitual programa de formação para profissionais – com oradores de renome mundial e em atividades paralelas como exposições, sessões infantis, ‘showcases’ de música "com identidade cinematográfica” e jantares de ‘networking’.
Programa completo no site do Festival.