FEST celebra 20 anos

Fonte: FEST
08/05/2024
O FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema assinala duas décadas na edição de 2024, que terá lugar de 24 de junho a 1 de julho, em Espinho, e mantém a premissa de ser um farol para o cinema do futuro, apresentando ao público português cineastas inovadores.
O cinema português, como se já se tornou habitual na história deste festival, tem um lugar de destaque, com mais de 22 filmes a competir pelo Grande Prémio Nacional (ver lista completa abaixo). Entre os títulos em competição encontram-se obras como "Golden Shower", de Stella Carneiro, "O primeiro passo", de Baltazar Mello e "Latitude Fénix", de Welket Bungué, "Memórias de uma Casa Vazia", de Bruno Carnide e "Cura", de Francisca Dores. Uma seleção que, de acordo com a organização, "reflete a diversidade e pujança do cinema português contemporâneo”.

Mais uma vez, a edição do FEST de 2024 conta com profissionais das mais diversas áreas da indústria cinematográfica como oradores de masterclasses, workshops e outras atividades de networking. Já foi confirmada a presença do editor Yorgos Lamprinos, conhecido pelo seu trabalho em "O Pai" (nomeado para o Óscar pelo filme) e "Custódia Partilhada" ou na série de TV "Constelação”, o aclamado realizador Sami Arpa, reconhecido pelo trabalho experimental e inovador em "The Escape" e "The Patterns", um realizador com um doutoramento em Estética Computacional, com um trabalho que combina cinema, arte e tecnologia. A portuguesa Jo Monteiro, diretora de casting da primeira produção portuguesa para a Netflix – "Glória” (2021), que volta ao FEST para um workshop especial na área do casting na indústria audiovisual. 

Marcará também presença Pete Travis, realizador de "Omagh – Cicatrizes da Paz”, que ganhou BAFTA para filme dramático, "Ponto de Mira” (2008) ou "Engame” (2009) e traz a Espinho o seu ponto de vista do cinema, temas como a redenção que ele tanto gosta de abordar, as questões morais que desafiam o público a pensar. Ainda, Scandar Copti, um realizador palestiniano de 44 anos que contrata não-atores para desempenhar papéis de protagonismo nos filmes. Ao fazer isso, o realizador consegue capturar a realidade e as reações naturais com mais eficácia.

Mais do que um Festival de Cinema, o FEST afirma-se como uma plataforma de lançamento para novos talentos e um ponto de encontro para a indústria cinematográfica internacional. 

Para além das competições oficiais, o FEST conta com um programa extenso e diversificado, que inclui sessões especiais com filmes de todo o mundo, conferências, workshops e masterclasses, showcases de música com uma identidade cinematográfica, apresentação de projetos em desenvolvimento e sessões de cinema para o público mais jovem.

Mais informações no site do FEST.




 

Lista de filmes do Grande Prémio Nacional de 2024:

"Golden Shower" - Stella Carneiro
"O primeiro passo" - Baltazar Mello 
"Latitude Fénix" - Welket Bungué
"Unicorn Hunting" - Miguel Afonso 
"Memórias de uma Casa Vazia" - Bruno Carnide 
"Cura" - Francisca Dores 
"Um Beijinho" - Emília Veloso
"Carne Viva" - Eduarda Palmeira
"Solda” - Dinis Leal Machado 
"Ostra Negra” - João Carlos Pinto 
"O Fecho de uma refinaria” - Vasco Monteiro 
"Ensaio da Loucura” - Victor Hugooli 
"Seu Nome Era Gisberta” - Sérgio Galvão Roxo
"Antes do Nascer da Lua” - Mário Patrocínio
"O Pomar” - Ana Manana & Joana Lourenço 
"00:00 MEIA-NOITE” - Ana Luís Quintão e Filipa Pereira Pinto
"Mónica e os Ovos de Chocolate” - João Ferreira
"Paralisia” - Inês Monteiro
"Âncora” - Helder Faria
"Filhas da Pátria” - Catarina Almeida
"Adeus” - Ruben Sevivas 
"Clotilde” - Maria João Lourenço