Duas animações portuguesas conquistam o México

21/06/2022
Icon artigo
Portugal brilhou no Festival de Cinema de Guadalajara, que terminou a 18 de junho no México. “Nayola” de José Miguel Ribeiro, venceu na categoria de melhor longa-metragem internacional de animação e "Ice Merchants", de João Gonzalez, foi distinguida com o Prémio Internacional Rigo Mora, atribuído à melhor curta internacional de animação.

A longa "Nayola” é uma coprodução com de Portugal - Praça Filmes - Bélgica, França e Países Baixos. Esta animação em 2D e 3D conta a história de três gerações de mulheres tocadas pela guerra civil de Angola. "Um segredo dilacerante, uma busca temerária, uma canção de combate. Um amor suspenso, uma viagem iniciática, uma rusga trágica”, segundo a sinopse. O argumento, da autoria de Virgílio Almeida, tem por base uma peça de José Eduardo Agualusa e Mia Couto.

A curta-metragem "Ice Merchants”, que já tinha recebido o prémio Descoberta Leitz Cine da Semana da Crítica, do Festival de Cannes, é uma coprodução entre Bruno Caetano, da Cola Animation, com Michael Proença, da Wild Stream (França) e a Royal College of Art. Conta com a colaboração de Ala Nunu.


João Gonzalez no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara

De acordo com o comunicado, com este prémio "Ice Merchants” ganha "acesso à lista longa dos Óscares”.

Esta curta conta a história de um pai e de um filho que vivem num precipício e todos os dias o desafiam para levar gelo à aldeia na planície.

 

Utilização de cookies: Ao continuar a sua navegação está a consentir a utilização de cookies que possibilitam a apresentação de serviços e ofertas adaptadas aos seus interesses. Mais informações