Começou a 14.ª edição do LEFFEST

13/11/2020
Até 25 de novembro, realiza-se mais uma edição do Lisbon & Sintra Film Festival (LEFFEST). O Festival acontece no Cinema Nimas e Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, no Centro Cultural Olga Cadaval e no Palácio Nacional de Queluz, em Sintra.
A exibição da obra "Disponível para Amar", de Wong Kar Wai, no Cinema Nimas, marca o início de mais um LEFFEST. Este ano serão projetados cerca de 80 filmes, divididos entre as seleções oficiais Em Competição e Fora de Competição, e diversas secções, ciclos temáticos e sessões especiais.

Da secção Homenagens e Retrospetivas, destaque para a obra do cineasta norte-americano Paul Thomas Anderson, exibida em retrospetiva integral; para Clément Cogitore, que estará presente na projeção de algumas das suas curtas e de uma longa-metragem; a homenagem à Cinemateca Francesa, com a exibição de obras restauradas selecionadas por Frédéric Bonnaud; e para o mais recente trabalho de restauro de Wong Kar-Wai, cuja obra será homenageada através da exibição de cinco filmes restaurados em 4K.

Peter Handke, Cecilia Bengolea, Gabriel Abrantes, Frédéric Bonnaud, e Neville Wakefield, jurados desta edição, serão os responsáveis pela atribuição dos três prémios do Festival: o Prémio Melhor Filme LEFFEST, para a obra que acrescenta algo de inovador à linguagem cinematográfica; o Grande Prémio do Júri João Bénard da Costa, que distingue a aposta artística mais arrojada; e o Prémio Especial do Júri para a melhor interpretação, ou argumento, ou fotografia.

Entre os 44 convidados especiais, além dos elementos do júri, constam nomes como a realizadora e atriz portuguesa Ana Rocha de Sousa, Agnieszka Holland, realizadora polca, cuja mais recente obra, Charlatan (2020), integra a secção não competitiva desta edição, e Jean-Michel Frodon, jornalista, crítico e historiador de cinema.

Para além das sessões de cinema, Salvador Sobral apresenta, no dia 19, no Teatro Tivoli BBVA, "La Noche de Ronda", um concerto dedicado à música mexicana. De 14 a 17 de novembro, em Lisboa, haverá tempo e espaço para a palavra e a reflexão no simpósio "As Artes e o Público no Mundo Pós-pandemia", que contará com Bernard Marcade, Bruno Monsaingeon, Cecilia Bengolea, Frédéric Bonnaud, Marie-Laure Bernadac e Neville Wakefield, entre outros convidados.


Conheça o programa completo aqui.