Cinanima 2024 com mais de uma centena de filmes a concurso
Fonte: Cinanima
29/08/2024
A 48.ª edição do Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho terá 113 filmes em competição, entre os quais, quatro portugueses elegíveis para o Óscar da Academia norte-americana.
O Cinanima, que vai decorrer de 8 a 17 de novembro, anunciou hoje as primeiras novidades. De acordo com a organização, a competição internacional é composta por 81 títulos distribuídos pelas categorias: curtas-metragens (38), estudantes (38) e longas-metragens (5) de animação. Para as competições nacionais foram selecionadas 32 obras.
Entre os candidatos portugueses, destacam-se quatro que disputam o Prémio de Melhor Curta-Metragem Internacional e por isso têm possibilidade de se qualificar para um Óscar de Melhor Curta-metragem de Animação: "Percebes”, "T-Zero”, "Citizen Tourist” e "Amanhã não dão chuva”.
O filme "Percebes”, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, já ganhou o Prémio de Melhor Curta-Metragem no Festival de Cinema de Animação de Annecy e aborda o ciclo de vida deste crustáceo, tocando ainda aspetos como o turismo de massas no Algarve e o desordenamento da costa portuguesa.
"T-Zero”, de Vicente Nirō, conta a história de uma agente imobiliária que, na tentativa de vender casas estranhamente mobiladas e com rendas elevadas, acaba confrontada por novos e velhos moradores da cidade, enfrentando igualmente os seus próprios problemas.
"Citizen Tourist”, de Gustavo Carreiro, também já foi distinguido como melhor curta do festival britânico Boundless Film Festival e, além de analisar o turista enquanto espécie com particularidades exóticas, reflete sobre a influência da indústria do turismo nas cidades e culturas.
A curta-metragem "Amanhã não dão chuva”, de Maria Trigo Teixeira, por sua vez, explora a situação de uma mulher que regressa à casa de infância por sentir que a mãe já não pode viver sozinha e, enquanto se adapta à mudança, nota a progenitora a mergulhar cada vez mais em si mesma.
Em breve será divulgada a seleção oficial de longas-metragens.
Mais informações no site do festival.