Caminhos do Cinema Português com 162 filmes
Na programação do Caminhos do Cinema Português destacam-se ainda "Fogo Fátuo”, de João Pedro Rodrigues, "Mato Seco em Chamas”, de Joana Pimenta e Aderley Queirós, recentemente premiados no Festival de Cinema do Rio de Janeiro.
"Mato Seco em Chamas”, a exibir a 18 de novembro, venceu o Prémio Especial do Júri e o de Direção de Fotografia, para Joana Pimenta, no Rio de Janeiro. Já "Fogo Fátuo”, que estará em exibição a 12 de novembro, recebeu uma menção especial do júri dos prémios Félix, que reconhecem obras com a temática LGBTQI+, no mesmo evento.
Da Seleção Caminhos fazem ainda parte outros filmes premiados internacionalmente, como "Ice Merchants”, animação de João Gonzalez, que venceu, este ano, o Prémio de Melhor Curta-Metragem da Semana Crítica do Festival de Cannes, entre muitos outros galardões arrecadados em festivais internacionais.
O Festival Caminhos do Cinema Português abre a 5 de novembro, com a estreia mundial de "Histórias Selvagens”, de António Campos, (1978), a assinalar o centenário do nascimento do realizador. Será exibida uma cópia restaurada pela Cinemateca Portuguesa.
Na Seleção Ensaios, Portugal está representado com 22 filmes em 53, uma seleção onde estão presentes realizadores como Leonardo Martinelli ou Jakub Prysak.
Na Seleção Outros Olhares destacam-se os documentários "Cesária Évora”, em que é mostrado o impacto da doença bipolar na cantora cabo-verdiana, "Um Corpo Que Dança”, de Marco Martins, e ainda "Onde fica Esta Rua? ou Sem Antes nem Depois”, de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata.
A Secção Filmes da Lusofonia é dedicada aos 200 anos da independência do Brasil.

'Portugal Pequeno', de Victor Quintanilha
No total, serão exibidos 162 filmes, selecionados entre cerca de 700 candidatos.