CALL ABERTA PARA OS PRÉMIOS QUIRINO

Fonte: Prémios Quirino
17/10/2023
Estão abertas as candidaturas à 7ªedição dos Prémios Quirino da Animação Ibero-americana. Estes galardões procuram distinguir o talento e a indústria da animação ibero-americana, além de fomentar as redes profissionais em ambos os lados do Atlântico e contribuir para a construção do mercado ibero-americano da animação.
As obras candidatadas podem inscrever-se em sete categorias principais: Longa-metragem, Série, Curta-metragem, Curta escolar, Obra sob encomenda, Animação de videogame e, pela primeira vez neste ano, Videoclipe. Esta última categoria é incluída a partir desta edição como reconhecimento aos criadores que permitiram expandir as fronteiras da animação interagindo com outras disciplinas artísticas. As obras finalistas nas categorias principais competirão, também, em três categorias técnicas: Desenvolvimento visual, Desenho de animação e Desenho de som e Música original.

Teste

A convocatória destina-se a obras com produção maioritária de algum dos 23 países ibero-americanos. No caso de longas-metragens, séries e animações de videogames, as obras devem ter sido estreadas entre os dias 1° de junho de 2022 e 31 de dezembro de 2023. Para o resto das categorias, somente serão aceites trabalhos estreados durante 2023. As obras deverão ser inscritas através da plataforma Festhome antes das 23h59 (horário da Espanha) do dia 14 de dezembro de 2023. O regulamento de participação está disponível neste link.

Um Comité de Seleção selecionará seis obras por categoria, que serão anunciados em meados de fevereiro de 2024. Posteriormente, um júri internacional elegerá três finalistas por categoria e essas serão as obras que concorrerão aos prémios que serão entregues na cerimónia final de 11 de maio, em San Cristóbal de La Laguna.

Além de reconhecer as melhores obras de animação ibero-americana, entre os dias 9 e 11 de maio, os Quirino receberão o Fórum de Coprodução e Negócios, criado com o objetivo de favorecer a coprodução, o desenvolvimento e a circulação de obras e projetos de animação ibero-americanos. Com a participação de 148 empresas de 26 países, na edição passada foram organizadas mais de 1200 reuniões profissionais, entre produtoras, distribuidoras, agências de vendas, canais de TV e plataformas de streaming.

Na última edição dos Prémios Quirino, a animação portuguesa foi a protagonista dos Quirino, tendo conquistado quatro dos nove prémios, incluindo Melhor Longa-metragem ("Nayola” de José Miguel Ribeiro) e Melhor Curta-metragem ("O Homem do Lixo” de Laura Gonçalves). 

Mais informações no site do evento.