45.ª edição do Fantasporto abre com cinema português
07/02/2025
O Festival Internacional de Cinema do Porto, que decorre de 28 de fevereiro a 9 de março, terá como tema principal a Inteligência Artificial e os desafios que esta traz ao setor cinematográfico e muito cinema de variadas geografias.
A abertura do Fantasporto, no Batalha Centro de Cinema, será com a antestreia mundial do filme português "Criadores de Ídolos", de Luís Diogo e contará com a presença do realizador, atores e restante equipa. Mas há muito mais obras portuguesas, em competição ou exibição, no cartaz desta 45ª edição. Na competição de curtas nacionais destacam-se obras dos realizadores Pedro Sena Nunes, Pedro Nogueira, Luís Miranda, Canuto, Inês Albuquerque, Alexandre Amado, Paulo A. M. Oliveira, Pedro Vaz, João Moreira, Hugo Pinto e Luís Diogo. Para o prémio escolas estão selecionadas produções assinadas por Maria Lima, David Figueiredo, Afonso Lucas e Rodrigo Motty, Sofia Afonso, Filipa Galvão, Maria Teixeira, Sara Santos e Inês Machado, André Lino e Miguel Andrade.
Fora de competição está agendada a estreia de "IA: A Revolução no Cinema Digital", de João Moreira.
Ao longo de uma semana vão ser exibidos filmes dos cinco continentes, incluindo 24 antestreias mundiais e quatro internacionais e europeias. A maior representação é de filmes da Europa (de 12 países), seguindo-se a Ásia (10 países) e as Américas do Norte e Sul, Oceânia e África.
No âmbito do cinema europeu, serão exibidos filmes vencedores de prémios nos Festivais de Cannes e Veneza, havendo também candidatados às nomeações dos Óscares pelos seus países, sem esquecer a presença crescente de cinematografia da América do Sul e da Nova Zelândia.
Há uma homenagem ao cinema de Taiwan com uma dezena de filmes sobre a História da Mulher nesta região, desde os anos 70 até à atualidade.
O tema principal das Movie Talks deste ano é a Inteligência Artificial e o seu impacto nas produções cinematográficas e audiovisuais, todavia o debate estender-se-á a outras matérias preponderantes como a propaganda política, violência escolar, desertificação das cidades ou as alterações climáticas.
O filme escolhido para a cerimónia do encerramento, a 8 de março, é o norte-americano "Stealing Pulp Fiction", de Danny Turkiewicz.
Mais informações no site www.fantasporto.pt.