44.º Cinanima: Conheça os Premiados

16/11/2020
ALTÖTTING, a curta-metragem do alemão Andreas Hykade, vence o Grande Prémio da Competição Internacional do 44.º Festival Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho.

O Júri, constituído por Manuel Mozos, Florence Miailhe e Jayne Pilling, entregou o Grande Prémio Da Competição Internacional a Andreas Hykade, pela curta-metragem ALTÖTTING, que conta a história de um rapaz que se apaixonou pela Virgem Maria. ALTÖTTING, a aldeia que viu nascer o realizador, é simultaneamente um dos mais importantes locais de peregrinação da Alemanha, onde há largos séculos a Estátua da "Virgem Negra” é objeto de devoção de milhares de devotos que ali vão em romaria.

Da Competição Internacional, que contou com a exibição de 68 filmes, destaque ainda para RIVAGES, da realizadora e ilustradora francesa Sophie Racine, que levou para casa o Prémio Especial do Júri, com uma curta-metragem sobre sensações e uma tempestade numa pequena ilha que desperta todos os sentidos. Na secção de curtas-metragens foram premiados METRO, do russo Valentin Tyuterev, APELMUS, do austríaco Alexander Gratzer, e FOLIE DOUCE, FOLIE DURE, da francesa Marine Laclotte.

O Prémio de Melhor Filme de Estudantes foi para WHITE HORSE, de Yujie Xu, proveniente do Reino Unido, e THE NOSE OF THE CONSPIRACY OD MAVERICKS, de Andrey Khrzhanovsky, foi eleita a Melhor Longa-Metragem.

Na competição nacional, entre os 29 filmes a concurso, ELO, de Alexandra Ramires, foi galardoado com o Prémio António Gaio, enquanto DECAPITADA, do Coletivo Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos, e WALKTHROUGH, de Sofia Salt, foram distinguidos com o Prémio Jovem Cineasta Português na respetiva categoria.

ELO, já tinha sido premiado no Curtas Vila do Conde, no Animatou, na Suíça, e no Festival Internacional de Cinema de Chicago, nos Estados Unidos.