3 filmes portugueses na Semana da Crítica do Festival de Cannes

20/04/2022
Icon artigo
Uma longa-metragem, de Cristèle Alves Meira e uma curta de animação, com assinatura de João Gonzalez, estão na competição da Semana da Crítica. “Toda a gente gosta de Jeanne”, da realizadora francesa Céline Devaux, com coprodução portuguesa da produtora O Som e a Fúria terá a sua estreia nesta secção, fora de competição.

"Alma Viva", "Ice Merchants" e "Toda a gente gosta de Jeanne” são as obras que assinalam a presença portuguesa na Semana da Crítica, do Festival de Cannes, que decorre entre 18 e 26 de maio.

A primeira longa-metragem de Cristéle Alves Meira, "Alma Viva”, que vai ter a sua estreia na Competição da Semana da Crítica foi rodada integralmente em Portugal, na região de Vimioso Trás-os-Montes, de onde a família da realizadora luso-francesa é originária. Conta a história de uma menina que vem todos os anos de França para passar as férias de Verão com a sua avó.



Salomé adora a sua avó e, numa noite de férias, assiste à sua morte, pela qual acaba por se sentir culpabilizada. "Acusada pelas gentes da aldeia de bruxaria, a miúda desconfia que foi possuída pelo espírito da sua avó, que através dela quer fazer o seu ajuste de contas. Ao mesmo tempo que procura desembaraçar-se dessa tarefa, Salomé toma consciência da herança que lhe foi deixada pela avó...”, refere o comunicado da Midas Filmes.

"Alma Viva”, é uma coprodução entre a Midas Filmes, a francesa Fluxus Films e a belga Entre Chien et Loup, e teve o apoio do Fundo Eurimages, do ICA, da RTP e do Fundo do Turismo. O elenco conta com Ana Padrão, Esther Catalão, Duarte Pina, Nuno Gil, Pedro Lacerda. A direcao de fotografia é de Rui Poças,

A curta de animação, "Ice Merchants", também compete na Semana da Crítica. João Gonzalez é responsável pela realização, direção de arte, composição e interpretação da banda sonora. O produtor é Bruno Caetano, da COLA Animation e tem coprodução de Michael Proença, da francesa Wild Stream.


De acordo com a sinopse, "Ice Merchants” conta a história de "um homem e o seu filho, que vivem no alto de um precipício, de onde saltam todos os dias de paraquedas para fornecer gelo à aldeia, situada numa planície.”

João Gonzalez, já realizou "The Voyager” (2017) e "Nestor” (2019), em contexto escolar em Portugal e no Reino Unido.

"Toda a gente gosta de Jeanne”, primeira longa-metragem de Céline Devaux, uma coprodução entre França (Sylvie Pialat e Benoît Quainon, Les Films du Worso) e Portugal (Luís Urbano e Sandro Aguilar, O Som e a Fúria) estreia na Semana da Crítica.



Esta obra, filmada em Lisboa, contou com participação portuguesa de Artur Pinheiro (Production Design), Sílvia Siopa (Guarda-Roupa), Blue (Nuno Esteves – Maquilhagem), entre outros.

Do elenco principal de "Toda a gente gosta de Jeanne” fazem parte Nuno Lopes, Blanche Gardin, Larent Lafitte, Maxence Tual, Marthe Keller e Patty Hannock.  "Toda a gente sempre gostou de Jeanne. Hoje em dia, ela odeia-se a si própria. Afundada em dívidas, tem de vir a Lisboa para vender o apartamento da mãe, falecida há um ano. No aeroporto, encontra Jean, um antigo colega de escola excêntrico e algo intrusivo”, refere a sinopse.

A realizadora Céline Devaux vive e trabalha em Paris em diferentes projetos de artes plásticas, filmes e ilustração. Esta sua primeira longa-metragem de ficção, que estreia em Portugal ainda este ano, junta imagem real com animação.

A Semana da Crítica é organizada pelo Sindicato dos Críticos de Cinema de França, em paralelo ao festival de Cannes, e foca-se essencialmente em novos talentos.

 

Utilização de cookies: Ao continuar a sua navegação está a consentir a utilização de cookies que possibilitam a apresentação de serviços e ofertas adaptadas aos seus interesses. Mais informações