28º edição do CineEco arranca em Seia com cinema de emergência e de impacto

Fonte: CineEco
30/09/2022
O Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela vai ter 70 filmes em competição e promete trazer para a discussão e reflexão temas pertinentes da atualidade ambiental e social nos filmes e nas atividades paralelas que promove.

De 8 a 15 de outubro, celebra-se a 28ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que começa com o cine-concerto "Boucing With the Kid”, apresentado por um coletivo de músicos da região centro - Cinematic Pocket Orchestra.

Nesta edição há 70 filmes em competição e mais 4 extracompetição, um deles é a fantasia musical de João Pedro Rodrigues "Fogo Fátuo”, exibida no encerramento do evento.

Convicta de que os filmes podem estar na vanguarda da mudança de atitudes, a direção do festival apostou numa programação focada no "cinema de emergência e de impacto”, ou seja, naquele que "cria no espetador estímulo para a mudança de hábitos face às preocupações do mundo moderno, na medida em que todos devem fazer parte da solução”, explica em comunicado a organização.

O documentário "A Fábrica das Pandemias”, da francesa Marie-Monique Robin, é um dos destaques, um filme em que Juliette Binoche atravessa quatro continentes, para se encontrar com "ecologistas de doenças”, que estudam as relações entre as modificações causadas ao ambiente e o aparecimento de doenças infeciosas.

Na competição de longas internacionais,  destaca-se ainda "EO”, do polaco Jerzy Skolimowski, uma obra que nos leva a ver o mundo pelos olhos de um burro, numa fábula cinematográfica, que vagueia entre o real e a ficção, feito sobretudo para defender os direitos dos animais, contra o politicamente correto.

Na competição de Língua portuguesa há espaço para 4 longas-metragens, entre as quais as portuguesas "Águas de Pastaza”, de Inês Alves e "Se o mar deixar” de Pedro Aguilar.

Para além das competições, o programa inclui um conjunto de atividades paralelas, onde se como exposições, apresentação de livros, uma performance de ecoteatro, e as Eco-Talks diárias onde se debatem temas da atualidade do Cinema e do Ambiente. Tudo com entrada gratuita.

O CineEco é organizado pelo município de Seia e tem o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas.

Consulte o programa.