Na sessão de apresentação do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que decorreu no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia, a 9 de setembro, foram sorteadas personalidades que vão apadrinhar as 10 longas-metragens internacionais, que fazem parte da secção competitiva do CineEco. Portugal, França e Espanha são os países com maior representação nesta Competição Oficial.
A direção do Festival destacou também a realização de cinco "ecotalks” e 3 antestreias nacionais, uma delas é "La Croisade”, que integrou a nova secção "Cinema for the Climate”, no último festival de Cannes. As restantes serão reveladas brevemente.
As cinco Ecotalks, que decorrem de 10 a 15 outubro, contam com a participação de vários nomes do mundo das artes e ambiente como: Christiane Torloni, atriz brasileira e realizadora do filme "Amazónia, o Despertar da Florestania”; Chico Guariba, diretor da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental de São Paulo; Jorge Pelicano, cineasta e repórter de imagem; Cristina Branquinho professora de Ecologia e investigadora, entre outros.

A 27ª edição do CineEco tem ainda várias atividades paralelas. Destaca-se no primeiro dia a exibição do documentário "O Lago Sagrado, Uma viagem por uma estrada profunda e gelada”, com a presença da realizadora Carla Varanda e do fotógrafo Mário Lisboa, o concerto de abertura dos Anaquim, uma banda de Coimbra com influências de cantautores portugueses, como Fausto, Sérgio Godinho e Zeca Afonso, da canção francesa, da música country e do blue grass. No último dia, 16 de outubro, em parceria com o Festival DME, pode ser vista a instalação interativa "Lugares Invisíveis”, uma mostra com paisagens sonoras e visuais que incentivam a reflexão sobre a poluição e a nossa relação com o planeta e meio ambiente.
|