27ª Edição do CineEco com número recorde de documentários sobre ambiente

13/09/2021
De 9 a 16 de outubro, Seia acolhe o CineEco - Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que este ano conta com instalações interativas, antestreias nacionais, “ecotalks”, concertos, palestras e exposições. De acordo com o comunicado da organização, em 2021, alcançaram um recorde do número de filmes documentais sobre ambiente e temáticas relacionadas com as dinâmicas do ser humano no planeta. Atingiram os 90 filmes provenientes de mais de 20 países e todos eles podem ser vistos durante o festival, na Casa Municipal da Cultura de Seia.

Na sessão de apresentação do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que decorreu no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia, a 9 de setembro, foram sorteadas personalidades que vão apadrinhar as 10 longas-metragens internacionais, que fazem parte da secção competitiva do CineEco. Portugal, França e Espanha são os países com maior representação nesta Competição Oficial.

A direção do Festival destacou também a realização de cinco "ecotalks” e 3 antestreias nacionais, uma delas é "La Croisade”, que integrou a nova secção "Cinema for the Climate”, no último festival de Cannes. As restantes serão reveladas brevemente.

As cinco Ecotalks, que decorrem de 10 a 15 outubro, contam com a participação de vários nomes do mundo das artes e ambiente como: Christiane Torloni, atriz brasileira e realizadora do filme "Amazónia, o Despertar da Florestania”; Chico Guariba, diretor da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental de São Paulo; Jorge Pelicano, cineasta e repórter de imagem; Cristina Branquinho professora de Ecologia e investigadora, entre outros.



A 27ª edição do CineEco tem ainda várias atividades paralelas. Destaca-se no primeiro dia a exibição do documentário "O Lago Sagrado, Uma viagem por uma estrada profunda e gelada”, com a presença da realizadora Carla Varanda e do fotógrafo Mário Lisboa, o concerto de abertura dos Anaquim, uma banda de Coimbra com influências de cantautores portugueses, como Fausto, Sérgio Godinho e Zeca Afonso, da canção francesa, da música country e do blue grass. No último dia, 16 de outubro, em parceria com o Festival DME, pode ser vista a instalação interativa "Lugares Invisíveis”, uma mostra com paisagens sonoras e visuais que incentivam a reflexão sobre a poluição e a nossa relação com o planeta e meio ambiente.

 

No dia 13 de outubro, o CineEco recebe a especialista Dörte Schneider, que dá uma palestra sobre "Green Shotting”, com o objetivo de sensibilizar e informar o setor audiovisual para a adoção de práticas ambientais sustentáveis.
De acordo com a Direção do Festival, esta edição do CineEco "regressa com sentido renovado de missão pelo cinema, pela divulgação de jovens realizadores nacionais, pela educação ambiental da comunidade, mas também pelo apoio à cultura e ao cinema”.
O CineEco é membro fundador e faz parte da direção da Green Film Network, uma plataforma de 40 festivais de cinema ambiental e é organizado há 26 anos pelo Município de Seia, com o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas.
Mais informações: www.cineeco.pt