12.ª edição do Leiria Film Fest arranca a 19 de maio
14/05/2025
A exibição de 70 filmes, entre ficções, animações e documentários, 38 dos quais a concurso e uma homenagem a Paulo Trancoso, presidente da Academia Portuguesa de Cinema, são os principais destaques deste festival inteiramente dedicado às curtas-metragens.
O Leiria Film Fest começa com sessões para público escolar e abre oficialmente no dia 20 de maio com um tributo ao produtor, realizador, dinamizador e atual presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso. No Teatro Miguel Franco haverá uma conversa entre o homenageado e o público, seguida de exibição do filme "Duas mulheres” (2009), de José Mário Grilo, produzido por Trancoso.
Em sete dias serão exibidos 70 filmes, entre os 38 que vão a concurso nas nove categorias do festival e os que são projetados em sessões especiais.
Ao longo de cinco sessões — entre os dias 21 e 24 de maio — o público terá não só a oportunidade de assistir a filmes inéditos em sala, mas também de votar no seu favorito, atribuindo o Prémio do Público.
De acordo com o comunicado do Festival, os filmes finalistas oriundos de diferentes países e culturas "exploram, com profundidade e sensibilidade, as múltiplas facetas da experiência humana. Entre ficções, animações e documentários, cruzam-se histórias de memória, luto, identidade, juventude, deslocamento, resiliência, tradição, isolamento, relações familiares e traumas intergeracionais”.
Entre os filmes nacionais em competição, destacam-se as animações como "Lina”, de Margarida Madeira, "Percebes”, de Alexandra Ramires, Laura Gonçalves e "The Hunt”, Diogo Costa. Na categoria de ficção, competem, entre outros, filmes como "A Solo”, de Carolina Rosendo, "That's How I Love You”, de Mário Macedo ou "Francisco Perdido”, de Frederico Mesquita.
Também há vários documentários nacionais em competição, por exemplo, "A Mestra” de Silvana Torricella ou "1/4 de Glória”, de Rafaela Gomes.
O programa do festival inclui ainda atividades formativas, ‘masterclasses’, conversas com realizadores, sessões escolares e exibições especiais.
Entre os 60 convidados, das várias áreas do setor, destaca-se a presença de Agron Domi, diretor do Festival de Internacional de Cinema de Tirana, na Albânia, que leva a Leiria três obras ilustrativas do cinema do seu país.
A Seleção Oficial 2025, composta por 38 filmes, será exibida gratuitamente em sessões abertas ao público, reafirmando o compromisso do festival com a democratização do acesso à cultura. Paralelamente às sessões e também de entrada livre, a restante programação inclui atividades formativas, masterclasses, conversas com realizadores, sessões escolares e exibições especiais.
O Leiria Film Fest decorre até 25 de maio.
Programa completo no site do evento.