O mote da 8ª edição do Close-up: Observatório de Cinema de Famalicão é a Infância e Juventude e traz mais de 30 sessões de cinema contemporâneo cruzadas com obras que integram a história do cinema, filmes-concerto, filmes comentados, uma retrospetiva integral dedicada a Regina Pessoa, masterclasses, sessões especiais, conversas, sessões para famílias e um vasto programa para escolas.
O Festival de San Sebastián, em Espanha, começa hoje e há três coproduções portuguesas na seleção oficial, duas em competição e uma que será exibida nas sessões especiais. O evento decorre até 30 de setembro.
A sustentabilidade é o tema de um encontro agendado para o próximo domingo, 24 de setembro, às 14h15, no Batalha Centro de Cinema, no Porto. Esta iniciativa da Portugal Film Commission, Filmaporto – film commission e Associação Green Consultants de Portugal pretende despertar o sector para a importância de incorporar a sustentabilidade nas produções audiovisuais e cinematográficas.
Pelo quarto ano consecutivo o ICA promove, em parceria com a Nova School of Law, o Curso Direito & Cinema.
A 27ªedição do Queer será dominada por filmes assinados por mulheres cis e pessoas trans ou não-binárias, que abordam temáticas tão variadas como consumo de drogas, saúde mental, guerra na Ucrânia e gentrificação.
Enquanto se prepara um futuro instrumento no âmbito do Conselho da Europa, semelhante ao atual Fundo Eurimages, destinado à coprodução de obras audiovisuais (TV e streaming), foi lançado um projeto-piloto de apoio à coprodução de séries de ficção, animação ou documentário, que envolvam pelo menos duas produtoras independentes de Estados Membros do Eurimages, das quais pelo menos uma estabelecida num dos países participantes no projeto-piloto.
A 17ª edição do Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa começa amanhã com uma programação de mais de 100 filmes. Em português, destaca-se a estreia de “A Semente do Mal”, de Gabriel Abrantes, no dia 16. Será também exibida uma produção portuguesa e americana de terror psicológico, “Lovely, Dark, and Deep”, filmada em Portugal, com a realização de Teresa Sutherland e fotografia de Rui Poças.
O Festival do Roteiro da Língua Portuguesa - Guiões - está de regresso a Lisboa de 13 e 17 de setembro com as sessões de ‘pitching’ de 26 projetos de cinema e audiovisual, entre os quais cinco guiões portugueses de terror finalistas do novo Prémio MOTELX Guiões.