A história que pretendemos contar é pública e conhecida: em 1918, Maria Adelaide Coelho da Cunha, herdeira e proprietária do Diário de Notícias, abandona o luxo social, cultural e familiar em que vive para fugir com o chauffeur, 26 anos mais novo. As consequências desta sua decisão serão obviamente dolorosas e moralmente devastadoras.
Realizador
Mário Barroso
Metragem
Longa
Tipo
Ficção
Ano
2020
Som
5.1
Duração
101'06''
Guião / Script
Carlos Saboga
Actores / Cast
Maria de Medeiros, João Pedro Mamede, Marcello Urgeghe, João Arrais, Albano Jerónimo, JúliaPpalha, Ana Padrão, Dinarte Branco, Vera Moura e a participação especial de Isabel Ruth, Teresa Madruga e Rui Morisson
Argumento e Diálogos / Dialogues and Screenplay
Carlos Saboga
Fotografia / Photography
Mário Barroso
Música / Music
Mário Laginha
Montagem / Editing
Paulo Mil Homens
Produtor (pessoa singular) / Producer
Paulo Branco
Financiamento / Financing
ICA, Fundo Apoio ao Turismo e ao Cinema, RTP, CML Lisboa Film Commission, COFINA
São Tomé e Príncipe, enquanto colónia portuguesa em 1968, marcada durante séculos pela escravatura e trabalho forçado, encontra-se próxima da Nigéria por via aérea.
Uma posição geográfica que será determinante no decorrer da guerra de secessão do Biafra que sentenciou centenas de milhares de crianças à fome.
Muitas das que se salvaram foir através da Ponte Aérea Sao Tomé-Biafra, a sua memória é revisitada neste filme 50 anos depois.
No lugar de Passinhos de Cima, entre Douro e Tâmega, vivem cerca de trinta pessoas. No topo de uma encosta encontramos as irmãs Ana e Glória. É um lugar isolado, que o padeiro, o peixeiro, o merceeiro e os filhos de ambas visitam uma vez por semana. O resto vem da terra, que as duas irmãs trabalham de sol a sol, entre leiras. Guiados pelo olhar curioso da câmara, seguimos o ciclo agrícola ao longo do ano. À medida que a relação entre realizadora e protagonistas vai amadurecendo, desvenda-se o dia-a-dia e os pensamentos mais profundos destas mulheres sobre a vida no campo, a única que conhecem.
Realizador
Cláudia Ribeiro
Metragem
Longa
Tipo
Documentário
Ano
2020
Som
5.1
Duração
82'30''
Actores / Cast
Ana Madureira da Rocha e Maria Glória Madureira da Rocha
Fotografia / Photography
Cláudia Ribeiro
Montagem / Editing
Cláudia Ribeiro, João Miller Guerra, Raul Domingues
Um homem triste e contido deitado na cama do seu quarto vazio. Hesita, pondera hipóteses em ciclo sem se decidir. Está preso. Na exaustão todas as angústias se equivalem. Outro homem sentado à janela: olha-o a ele e à rua. Personagens em situações interrompidas. Mostram-se as posições-chave, as sequências suspensas. O homem quase se decide – e quase regressam, dentro e fora, para si e para a cidade, o tempo e o movimento. Madrugada infinita.