PR Forte presença de Portugal no Festival de Cinema de Cannes

09/05/2025
Icon artigo
Oito filmes e coproduções portuguesas estarão em destaque na 78.ª edição do Festival de Cinema de Cannes, que decorrerá de 13 a 24 de maio. Entre elas, duas longas-metragens competem no programa Un Certain Regard e três concorrem à Palma de Ouro das curtas-metragens.
"O riso e a faca” ("I only rest in the storm”), segunda longa-metragem de ficção de Pedro Pinho assinala o regresso do realizador português a este festival, oito anos depois de ter conquistado um prémio da crítica na Quinzaine des Cinéastes, com "A fábrica de nada” (2017). O filme produzido pela Uma Pedra no Sapato com a Terratreme Filmes, em coprodução com a Still Moving (França), Bubbles Project (Brasil) e deFilm (Roménia), conta a história de Sérgio, um engenheiro ambiental que viaja para a África Ocidental, para trabalhar numa organização não-governamental na construção de uma estrada entre o deserto e a selva. 

Ainda na secção Un Certain Regard está "Era uma vez em Gaza” ("Once upon a time in Gaza”), terceira longa-metragem dos irmãos palestinianos Arab e Tarzan Nasser, uma coprodução entre França (Les Films du Tambour), Portugal, através da Ukbar Filmes, Alemanha (Riva Filmproduktion e Red Balloon) e Palestina (Made in Palestine Project and Jordan Pioneers).

Para 18 de maio está agendada a estreia mundial de "Magalhães” ("Magellan”), na Salle Debussy, em Cannes. O filme do realizador filipino Lav Diaz, coproduzido pela portuguesa Rosa Filmes com a Andergraun Films, BlackCap Pictures, Ten17P, El Viaje Films, Volos Films e LIB Films integra a secção Cannes Première.  "Magalhães”, aborda a primeira viagem de circum-navegação do navegador português Fernão de Magalhães (1480-1521), que acabou por morrer nas Filipinas. 

Na competição pela Palma de Ouro das curtas-metragens estão obras de Inês Nunes, Gabriel Abrantes e Sandra Desmazières.

"A solidão dos lagartos" ("The loneliness of lizards”) é uma produção independente de Inês Nunes e Maura Carneiro com produção associada da Elías Querejeta Zine Eskola. A obra é uma contemplação da região onde a realizadora cresceu, no Algarve, um lugar moldado pelo turismo e pela constante tensão entre o real e o artificial. 

De regresso a Cannes está também Gabriel Abrantes, que compete com "Argumentos a favor do Amor” ("Arguments in favor of Love"). O realizador português, nascido nos Estados Unidos da América, já foi galardoado em 2018 com o Grande Prémio na Semaine de la Critique de Cannes pelo seu filme "Diamantino”, corealizado por Daniel Schmidt. "Argumentos a favor do Amor” ("Arguments in favor of Love") trata de discussões de casal, tiradas da vida, entre fantasmas. 

Da seleção oficial de curtas-metragens faz ainda parte "Fille de l’eau” ("Watergirl”), de Sandra Desmazières, uma coprodução que envolve a portuguesa Animais AVPL com a Caïmans Productions e a Valk Productions. "Fille de l’eau” ("Watergirl”) é uma animação ambientada nas recordações de Mia, que passou toda a sua vida a mergulhar em apneia, a pescar e a nadar entre algas e rochedos. 

Na secção competitiva do Festival de Cannes dedicada a filmes de escola, La Cinef, Portugal concorre através da curta de animação assinada por Laura Anahory, "O Pássaro de Dentro" ("The bird from within”). Um filme produzido no âmbito do mestrado em Som e Imagem da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

Entre os filmes escolhidos para o ACID Cannes, programa paralelo ao Festival de Cannes, organizado pela Associação para a Difusão de Cinema Independente (ACID), destaca-se "Entroncamento” segunda longa-metragem do realizador português Pedro Cabeleira, produzida pela OPTEC Filmes e Kometa Films. Esta ficção centra-se na história de Laura que, em fuga de um passado turbulento, se refugia no Entroncamento para reconstruir a sua vida. 

A 18 de maio, no Dia da Animação, uma iniciativa do Marché du Film do Festival de Cannes e do Festival International du Film d'animation d'Annecy, será apresentada a longa-metragem de animação "Ana, en passant”, de Fernanda Salgado, que se encontra em desenvolvimento e resultará numa coprodução da portuguesa Sardinha em Lata com a brasileira Apiário.

Como habitualmente, o Instituto do Cinema e do Audiovisual também marcará presença no Festival de Cannes a promover estas e outras obras do Cinema e Audiovisual Português. 
 

Utilização de cookies: Ao continuar a sua navegação está a consentir a utilização de cookies que possibilitam a apresentação de serviços e ofertas adaptadas aos seus interesses. Mais informações