Fundo Luso-Francês - abertura de candidaturas 2019
Fecho: 24 de junho de 2019
A Convenção assinada em 6 de julho de 2017 entre o CNC – Centre national du cinéma et de l’image animée e o ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual, I.P. renova por um período de três anos (2017-2019) o Fundo bilateral de apoio à coprodução de obras cinematográficas luso-francesas criado em 20 de maio de 2014.
O Fundo destina-se a atribuir apoios financeiros a fundo perdido a projetos de obras cinematográficas abrangidas pelo Acordo Cinematográfico entre a República Portuguesa e a República Francesa assinado em 10 de Outubro de 1980 ou por qualquer acordo que o substitua.
Os apoios são reservados a projetos de obras cinematográficas independentemente do seu género (ficção, animação, documentário) e da sua duração, destinadas a ser exploradas em primeiro lugar nas salas de cinema.
O apoio, concedido na forma de subsídio a fundo perdido, mediante recomendação de uma comissão de peritos, é limitado a 500.000 euros, para as obras com duração superior a 60 minutos, e a 50.000 euros para as obras com duração igual ou inferior a 60 minutos.
Todas as informações relativas às condições de elegibilidade e à constituição do processo de candidatura constam do Regulamento disponível na página do concurso.
A comissão encarregada da seleção dos projetos reunirá até ao início do mês de outubro de 2019.
Os candidatos poderão transmitir documentos comprovativos de confirmações de financiamento, distribuição ou pré-vendas, ou de modificações da estrutura do projeto ocorridas após a data de encerramento do prazo de candidatura até, o mais tardar, 5 de setembro de 2019.